Home Notícias Amazonas Profissionais da saúde pedem socorro por falta de oxigênio nos hospitais de Manaus

Profissionais da saúde pedem socorro por falta de oxigênio nos hospitais de Manaus

3 min - tempo de leitura
119

Profissionais de saúde da rede hospitalar de Manaus (AM) relatam momentos de sofrimento com a falta de oxigênio para pacientes de Covid-19 na região.

Nesta quinta-feira (14/1), um vídeo viralizou nas redes sociais ao mostrar o estado do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Policlínica Dr. José Lins.

Nas imagens, uma funcionária faz um apelo às autoridades de saúde. “Pessoal, peço a misericórdia de vocês. Nós estamos em uma situação deplorável. Simplesmente acabou o oxigênio de toda uma unidade de saúde”, relata.

As imagens mostram, ainda, policiais militares entregando dois tanques de oxigênio aos funcionários da unidade hospitalar. “Por favor, disparem esse vídeo para um monte de lugar. Tem muita gente morrendo mesmo”, diz a técnica.

No Hospital Universitário Getúlio Vargas, ligado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), também falta oxigênio. Um técnico da unidade pediu, em vídeo, que as pessoas levassem a substância até a instituição.

 

Outro vídeo compartilhado nas redes sociais mostra uma sala com diversos pacientes. “É um oxigênio para cinco pessoas em uma sala. Os médicos estão revezando de um para o outro para poder socorrer. É uma calamidade. Precisamos de socorro”.

Colapso

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 273.822 pessoas já foram infectadas pelo coronavírus e 5.230 morreram por Covid-19 em Manaus. Em todo o estado do Amazonas, o número de infectados chegou a 219.544. Além disso, 5.879 pessoas morreram pela doença na região.

A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no estado chegou a 91,2% no último dia 13/1. Já os leitos clínicos estão 93,7% ocupados.

Na quinta-feira, as Forças Armadas transportaram seis cilindros de oxigênio hospitalar para Manaus, em caráter de urgência. Na última semana, outros 350 cilindros já haviam sido entregues ao município.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Roger Siqueira
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Governador do Pará oferece 30 leitos para pacientes do Amazonas com Covid-19

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou na noite desta quinta-feira (14) que…