Home Entretenimento Curiosidades Programa de parceria no e-commerce é vantajoso?

Programa de parceria no e-commerce é vantajoso?

11 min - tempo de leitura
14

Você já ouviu falar em programa de parceria no e-commerce? Sabe a importância de uma parceria para sua empresa?

Repare que empresas de diversos tamanhos, sejam elas grandes ou pequenas investem maciçamente em programas de parceria.

Entretanto, é importante salientar que embora a parceria seja concretizada com outras empresas que vendem produtos ou serviços diferentes do seu, esses produtos ou serviços deverão ser complementares.

Um bom programa de parcerias pode trazer inúmeras vantagens para seu negócio, ajudando inclusive na divulgação da sua loja virtual, e trazendo consequentemente mais clientes.

Programa de parceria no e-commerce é vantajoso?
Programa de parceria no e-commerce é vantajoso?

Pensando em seu programa de parcerias

Para que você desenvolva um bom programa de parceria na sua empresa é primordial que você conheça a empresa parceira.

Saber da integridade da empresa e como ela poderá te ajudar e também como você poderá ajudá-la nessa parceria.

É importante ter em mente que um programa de parceria só é realizado caso duas empresas procurem ajudar uma a outra com serviços complementares.

Então para facilitar bem o exemplo, vamos imaginar que você está querendo montar uma agência digital de marketing de conteúdo.

Dessa maneira você pretende oferecer para seu cliente todo tipo possível de conteúdo, desde artigos para blogs até livros.

Entretanto, alguns clientes precisam complementar a demanda, tomando um e-book como exemplo, vamos imaginar, que ele precise mais do que apenas o conteúdo do e-book, mas também a capa e as ilustrações internas.

Agora, imagine que formando uma parceria com uma outra agência de marketing digital, só que essa formada para atender a demanda de design e logotipo você poderá oferecer um serviço completo para o cliente e ao mesmo tempo ajudar o seu parceiro em serviços.

O mesmo poderá ocorrer ao contrário, imagine que a empresa dele foi contratada para efetuar posts para instagram e facebook, todavia, eles são especialistas na arte e não no texto, então irão repassar o serviço da escrita para sua agência.

Nesse sentido, podemos ver duas agências trabalhando em parceria com serviços complementares, porém diferentes entre si.

Programa de parceria no e-commerce é vantajoso?
Programa de parceria no e-commerce é vantajoso?

Como reduzir custos com programas de parcerias

Além de ser uma excelente maneira de oferecer um mix de serviços e produtos muito maior para seus clientes o programa de parcerias possibilita ainda a redução de custo dentro da sua loja virtual.

Imagine o seguinte, dentro do mesmo exemplo, você montou uma agência de marketing de conteúdo, entretanto como passaram a surgir demandas na área de design você ao invés de buscar um programa de parcerias decidiu contratar um profissional para desenvolver o serviço.

Repare que nesse caso você terá que arcar mensalmente com o salário do profissional e ainda por cima os encargos sobre o salário dele.

Nesse exemplo, você pode notar que caso a demanda por esse serviço seja pontual e nem tanto frequente, o custo que o funcionário irá te trazer será bem superior aos ganhos que você obterá caso tivesse optado por uma parceria.

Afinal, no programa de parcerias, você pagaria para o parceiro somente pelo serviço produzido, e em contra partida ainda teria a possibilidade de obter serviços que ele mesmo iria te indicar.

Por essa razão, o programa de parcerias é bastante vantajoso para as empresas, sejam elas de prestação e serviços ou de comercialização de produtos.

É possível ter mais que um parceiro?

Essa é uma pergunta bem recorrente, e claro, você pode perfeitamente ter bem mais que um parceiro para o seu negócio, entretanto é necessário ter alguns cuidados.

O primeiro cuidado que você precisa ter é que esses parceiros não sejam concorrentes diretos entre si, ou seja, que os serviços ou produtos oferecidos por eles não sejam similares, o que acabará balançando a parceria.

Para que isso ocorra, seria somente em situações onde a empresa parceira não estaria dando conta da demanda que você estará conseguindo para ela.

Nesse sentido, é fundamental que você crie parcerias sólidas evitando leilões entre parceiros, com cotações de preços em vários, afinal, com o tempo, você também seria deixado de lado por eles.

O fundamental, é que você tenha parcerias sólidas em ramos complementares ao seu, todavia diferentes entre si, ampliando o leque do seu negócio através de empresas parceiras.

E como trabalhar com mais de um parceiro de ramos diferentes?

Isso é absolutamente simples, vamos imaginar o mesmo exemplo que viemos falando desde o início desse artigo.

Você possui uma agência de marketing de conteúdo que oferece os mais variados textos para seus clientes, desde artigos para blog até e-books.

Com o tempo você passou a ter demanda pelo design dos e-books e por essa razão findou uma parceria para que atendesse de maneira mais ampla o seu cliente.

Agora vamos ir um pouco além, e imaginar que com o tempo começaram a surgir demandas para que você desenvolvesse um blog para o cliente.

Isso mesmo, você além de produzir os conteúdos e fazer o design deles precisaria entender um pouco de programação para desenvolver um blog inteiro e colocá-lo no ar, não é mesmo?

Então, nesse caso você poderia desenvolver uma parceria com uma empresa de desenvolvimento do software para executar o serviço.

Repare que essa empresa não confronta diretamente os serviços com seu outro parceiro e desse modo você estará atendendo o seu cliente de modo mais amplo.

Viu só como é interessante construir um plano de parcerias? E o que é melhor, além de você atender o seu cliente satisfazendo ele, ainda poderá obter mais serviços através da indicação dos seus parceiros da mesma maneira que você vem fazendo com eles.
Dessa forma, os programas de parcerias colaborariam para deixar a sua empresa mais sólida dentro do mercado.

Programa de parceria no e-commerce é vantajoso?
Programa de parceria no e-commerce é vantajoso?

Comece hoje mesmo a desenvolver o seu programa de parcerias

Agora que você já sabe como funciona um programa de parcerias está pronto para começar hoje mesmo o seu programa.

Então o primeiro passo é identificar quais os serviços complementares ao seu que poderiam agregar valor para o seu negócio.

Nesse artigo demos como exemplo uma agência de marketing de conteúdo, mas você pode aplicar o mesmo princípio para qualquer negócio.

Sendo assim, identifique primeiramente algum serviço ou produto que por alguma razão você acaba dispensando todos os meses, pedindo que o cliente busque outras empresas para realizá-lo, pois você não realiza.

Depois, procure contatar várias empresas do ramo, propondo uma parceria nesse sentido e veja quais estão mais aptas a trabalharem em parceria com você nesse negócio.
Assim como você inúmeras empresas também estão buscando parceiros para trabalhar em seus negócios, e certamente acabarão possibilitando uma excelente parceria para ambos os lados.

Gostou desse artigo?

Agora que você já sabe como desenvolver um programa de parcerias e também como ir atrás de um basta apenas oferecer o produto para seus clientes.
Com o tempo você pode expandir o seu leque de produtos e serviços na medida em que as parcerias forem ficando mais duradouras e sólidas.
Então não perca mais tempo e mãos à Obra!

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Curiosidades

Deixe uma resposta

Leia Também

Quanto tempo levaremos até vivermos em uma sociedade sem dinheiro?

O dinheiro muitas vezes parece ser uma das únicas coisas da nossa sociedade e do nosso est…