Programação da Temporada Literária chega nesta terça em Manacapuru

22

A cidade de Manacapuru, distante 73km de Manaus, receberá nesta terça-feira (06/03), diversas atividades dentro da programação da Temporada Literária, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com o objetivo de incentivar a leitura na capital e interior do Estado. O evento no município terá participação do projeto Mania de Ler, intervenções com poesia entre outros.

As ações serão realizadas na Escola Carlos Pinho, localizada no Centro de Manacapuru, a partir das 10h. Uma das primeiras atividades é o projeto Mania de Ler, da SEC, que vai contar com mediação de leitura para as crianças. Serão realizadas também oficinas de reciclagem para alunos de 1ª a 5ª série e a escola também terá um espaço “Kids”, com brincadeiras e jogos.

A Temporada Literária também terá uma intervenção nas salas de aula com declamações de poesia. A ação faz parte de um projeto de extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a programação seguirá até às 17h desta terça.

A programação da SEC no município são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manacapuru e com o Serviço Social do Comércio no Amazonas (Sesc-AM).

Temporadas – Em fevereiro, a SEC lançou as Temporadas “Literária” e “Delas”, que levarão ações de literatura e atividades voltadas às mulheres para vários espaços da capital e do interior. Dentro da temporada Literária haverá lançamento de livros, rodas de conversa com escritores, oficinas de fanzines, vivências, feira de troca de livros e mediação de leitura em espaços como galerias e shoppings populares. Todo esse circuito literário vai culminar na Mostra Literária, marcada para o dia 18 de março, no Centro Cultural Usina Chaminé.

Já a temporada “Delas”, além das ações casadas com a Literária, terá programação em Manaus e no Cacau Pirêra, com debates sobre o protagonismo feminino, valorização da mulher negra, situação da mulher indígena e da mulher trans na sociedade; oficina de empoderamento; dia de beleza para moradoras de rua; marcha das mulheres; e apoio social e jurídico para mulheres em situação de risco.

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura(www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão no Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).

Ações serão realizadas a partir de 10h, na Escola Carlos Pinho, no Centro do município - Foto: Michael Dantas/SEC
Ações serão realizadas a partir de 10h, na Escola Carlos Pinho, no Centro do município – Foto: Michael Dantas/SEC

Comentários