Home Entretenimento Curiosidades Qual a importância da Sustentabilidade para a Economia?

Qual a importância da Sustentabilidade para a Economia?

13 min - tempo de leitura
55

Qual a importância da Sustentabilidade para a Economia?

Sustentabilidade é uma palavra comumente utilizada para se falar de ecologia. Algumas pessoas ainda acreditam que o conceito de Sustentabilidade pode frear a economia e trazer impactos negativos para este setor, já que muitos fazem ligação do termo com a diminuição do consumo.

O que poucos sabem, no entanto, é que a sustentabilidade é de extrema importância para a saúde da economia. Conceitos sustentáveis são a única forma de manter a economia saudável por mais tempo, de modo a encontrar novas formas de consumo que não prejudiquem os recursos naturais.

Com base em tudo que foi falado acima, trouxemos algumas informações importantes sobre o consumo sustentável, sustentabilidade e economia. Veja abaixo um pouco mais sobre como tudo funciona.

Fonte : Pixbay

A Sustentabilidade e a economia atual

O consumo é a base da economia. A economia só gira de forma saudável se as pessoas estão consumindo, as empresas estão faturando e gerando empregos que dão oportunidade para mais pessoas aumentarem seu poder de consumo.

O problema nisso tudo é a quantidade de recursos naturais utilizados e destruídos pelo consumo humano. Além da grande quantidade de lixo produzido, podemos também citar impactos negativos como:

  • Dependência de recursos naturais finitos
  • Poluição atmosférica
  • Desmatamento
  • Contaminação do solo e da água

Todos estes são impactos negativos causados pelo consumo tradicional que não é nem um pouco sustentável.

Mas diante deste cenário, existe alguma forma de melhorar a qualidade do consumo e oferecer novas alternativas para a economia girar sem a necessidade de causar grandes impactos ambientais?

É possível mudar muita coisa na forma tradicional de consumo para que ela se torne mais sustentável, mas para entendermos mais sobre o assunto, precisamos conhecer um pouco melhor sobre o que é sustentabilidade.

Fonte : Pixbay

O que é Sustentabilidade?

O conceito real de sustentabilidade diz respeito à conservação e manutenção dos recursos naturais, que são finitos. Como estes recursos são amplamente impactados pelo consumo desenfreado, é preciso encontrar formas de conservá-los e, se não for possível, regenerá-los para que o planeta se conserve no longo prazo.

Devemos reconhecer imediatamente a importância do fato de termos somente um planeta a nossa disposição e que não há saída para futuras gerações a não ser a conservação deste que moramos.

Por isso, encontrar novas formas de consumo que substituem as antigas e conservam o planeta é a única alternativa presente para garantir que futuras gerações existam e tenham onde sobreviver.

O sustentável é aquele que é capaz de se manter no longo prazo, sem depender de recursos finitos e alternativas que não sejam eficientes.

A importância da sustentabilidade para a economia

Devemos reconhecer que a forma tradicional de produção e de consumo não tem condições de se manter, o que a torna insustentável, visto que, de acordo com o conceito apresentado anteriormente, a economia (na produção e consumo) ainda depende muito de recursos finitos e alternativas ineficientes.

Portanto, a sustentabilidade na economia pode ser conceituada como a salvação para o desenvolvimento de novas formas de consumo, avanço nas tecnologias e criação de novas formas de se relacionar com recursos naturais.

Deve-se reconhecer também que modelos de negócio que não são sustentáveis acabam ficando para trás. A sustentabilidade já trouxe um avanço para empresas, fazendo com que elas tenham redução em seus custos e ofereçam melhores serviços e produtos para os seus clientes.

O sustentabilidade se tornou essencial para a economia, já que agora trata de ajudar negócios a se manterem de pé em meio ao mercado competitivo que cada vez mais busca soluções sustentáveis para aumentar sua eficiência e alcance.

Fonte : Pixbay

Como a Sustentabilidade se apresenta na Economia

Uma das maneiras mais comuns da sustentabilidade se apresentar na economia é por meio das transformações digitais que ocorrem nas empresas.

Cada vez mais as empresas utilizam os recursos infinitos oferecidos por uma conexão com a internet para formarem seus modelos de negócio. Assim elas conseguem obter um alcance maior de público, utilizar a inteligência artificial para conhecer novas formas de gestão e melhorar a eficiência de todos os processos de uma organização.

A sustentabilidade nas empresas é a forma de deixar qualquer negócio mais lucrativo. Com empresas mais lucrativas e oferecendo novas oportunidades, mais pessoas teriam acesso ao novo consumo e este ciclo seria mais saudável para a humanidade, os seres vivos e o planeta em geral.

A sustentabilidade nas empresas

A sustentabilidade nas empresas só é possível quando três pilares trabalham em comunhão. É preciso que um negócio seja lucrativo, ao passo que conserva (ou regenera) os recursos naturais e possui a missão de oferecer um produto ou serviço que melhora a qualidade de vida das pessoas.

Com relação a qualidade de vida, também deve-se levar em conta a relação da empresa além do cliente, mantendo-se bem relacionada com fornecedores, colaboradores, admiradores e até mesmo concorrentes.

Quando o pilar social, ambiental e econômico está bem estruturado, uma empresa consegue ser sustentável e oferecer impacto positivo no planeta e na história. Mas na prática, quais são as vantagens disso para uma empresa?

  • Impacto na economia financeira em médio e longo prazo
  • Redução de riscos ambientais e sociais
  • Aumento dos lucros
  • Impacto positivo na imagem da empresa no mercado
  • Vantagem competitiva no mercado
  • Desenvolvimento a longo prazo
  • Modelo de negócio que pode se perpetuar
Fonte : Pixbay

Como aplicar práticas sustentáveis no seu negócio

Grandes empresas já estão a um bom tempo se adaptando ao modelo sustentável para se manterem de pé. Ainda assim, é possível que pequenas e médias empresas corram atrás de alternativas para conseguirem acompanhar este desenvolvimento.

A grande vantagem dessas empresas é a facilidade em se adaptar às necessidades do mercado que estão em constante mudança. Por isso, trouxemos algumas dicas simples para começar um processo de práticas mais sustentáveis em seu negócio.

1 – Liste os impactos que sua empresa causa e transforme

Para organizar o seu modelo de negócio é preciso que você tenha ciência dos impactos negativos que a sua empresa pode causar, sejam eles ambientais ou sociais.

Depois de ter esta noção, é possível fazer alterações na postura da sua marca e no seu negócio. Ao ter dimensão do problema, você pode encontrar diversas soluções criativas para melhorar a eficiência da empresa.

2 – Desenvolva políticas corporativas

Comece a estruturar o seu novo modelo de negócio de dentro para fora. Trabalhe com políticas corporativas mais sustentáveis, praticando a diversidade e respeito como valores principais e dando oportunidade para colaboradores se destacarem no ambiente de trabalho.

Quanto mais você investe em pessoas, mais chances você terá de desenvolver um negócio sustentável no longo prazo.

3 – Faça uma transformação digital na empresa

Conhecer metodologias de transformação digital podem ajudar o seu negócio a ser mais eficiente e sustentável. As medidas começam com a simples escolha de um  host para o seu site, mas podem ir muito mais além.

A escolha do host também pode favorecer na criação de um aplicativo, plataforma de workplace, além de fornecer mais segurança ao centralizar todas as operações da sua empresa em um único ambiente digital.

Ainda assim, você pode evoluir muito ao digitalizar o seu negócio. Por isso, tenha a certeza de escolher um bom host para te auxiliar no armazenamento seguro de seus dados e dos clientes, além de manter o servidor sempre no ar.

Colocar uma operação online pode ser desafiadora, mas ao escolher uma boa empresa de web hosting trará mais segurança e estabilidade ao seu negócio.

Conclusão

Como já falamos, sustentabilidade não é mais um termo novo. Atualmente ela se torna essencial para qualquer empresa que deseja ter um futuro.

Pensar na sustentabilidade tanto na economia quanto na sociedade em geral é uma forma de preservar o planeta para que mais gerações de seres humanos possam desfrutar dele.

Gostou das informações e dicas? Deixe o seu comentário ou dúvida e compartilhe essas informações com um amigo que pode se interessar pelo assunto.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Curiosidades

Deixe uma resposta

Leia Também

De onde surgem os grafismos indígenas?

Sobre grafismo indígena* Além de cada etnia ter sua relação única com a pintura corporal, …