Home Notícias Manaus Reforma do T3 está a todo vapor e logo ele estará top!

Reforma do T3 está a todo vapor e logo ele estará top!

5 min - tempo de leitura
53

Os serviços da Prefeitura de Manaus de revitalização do Terminal de Integração 3 (T3), localizado no bairro Cidade Nova, zona Norte, seguem em ritmo acelerado nesta semana. A recuperação estrutural do espaço, com finalização prevista para setembro, é parte de uma série de intervenções em mobilidade urbana na capital, conduzida pelo prefeito Arthur Virgílio Neto.

“Temos a missão, dada pelo prefeito Arthur Neto, de até o fim do ano proporcionar um novo olhar e contribuir para as melhorias nesses espaços essenciais ao sistema de transporte coletivo. Estamos em um dos bairros mais habitados da cidade e que merece esse tratamento arquitetônico, para que os usuários tenham mais conforto em suas rotinas”, pontuou o diretor de Transportes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Jean Faria.

A revitalização no T3 é feita por partes, para que o fluxo dos coletivos não sofra grandes impactos e não prejudique a rotina dos usuários. Os serviços se concentram na plataforma central, que recebe a troca do guarda-corpo, tanto das passarelas quanto da parte terrena. As telhas antigas estão sendo removidas, dando espaço a estruturas novas, contando também com pintura da cobertura e de seus suportes metálicos. Além disso, são feitas as instalações elétricas. Após a plataforma central ser trabalhada, as ações passarão para as plataformas laterais do espaço.

Segundo o engenheiro fiscal da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Felipe Falcão, a revitalização chega em boa hora para os usuários do terminal. “Estamos em um ritmo intenso, para dar uma repaginada nessa estrutura que tem mais de 20 anos. Com a conclusão dessa reforma, os passageiros vão desfrutar de maior comodidade e segurança”, destacou o engenheiro.

Entre as novidades que a revitalização trará, está a implantação do sistema de combate a incêndios, com a disposição de extintores em pontos estratégicos. Outro ganho ao T3 será a estação de tratamento de águas efluentes de pias e sanitários, que sairão limpas do espaço. Quanto à acessibilidade, novas rampas e piso tátil serão instalados por toda a extensão do terminal.

Ainda segundo o engenheiro Felipe, os boxes dos permissionários estão inseridos no conjunto da revitalização. “Vamos instalar aqui o mesmo padrão de boxes do Terminal 2, onde será dado espaço para permissionários trabalharem com estrutura adequada. Vamos fazer o levantamento de dados desses boxes, dando um maior controle no acompanhamento”, frisou.

A reforma foi aprovada pelo permissionário Edivan Ferreira, 40, que há quatro anos atua no T3. “Em termos gerais, é muito bom para a gente que trabalha aqui e para os passageiros também. Já ouvi pessoas falarem que ‘está melhorando’, então podemos ver que é muito importante”, disse Edivan.

Foto – Ione Moreno / Semcom

Melhorias no sistema

A reforma do T3 se soma ao projeto de otimização em mobilidade urbana no eixo Norte-Sul da cidade, onde estão em construção três estações de transferência (Arena, Santos Dumont e Parque das Nações) e o complexo viário Professora Isabel Victoria, na entrada do conjunto Manoa. A primeira grande intervenção nesse eixo já foi entregue no final de junho, com a inauguração do complexo viário Ministro Roberto Campos, na avenida Constantino Nery, que contempla a estação de transferência São Jorge.

Também já está em plena execução a construção do Terminal 6, no Lago Azul e, além disso, o município já realiza um levantamento de manutenções em outros terminais de integração da cidade, o que inclui a reconstrução do Terminal 1.

Foto – Ione Moreno / Semcom

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

Passeata de Nicson Marreira em Tefé foi um circo do horror protagonizado por 5 mil pessoas entre elas, muitas crianças

No sábado (24), a cidade de Tefé, distante 523km de Manaus, testemunhou um verdadeiro circ…