Região metropolitana de Manaus tem os piores indicadores sociais e econômicos do país

257

De acordo com o levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),a Região Metropolitana de Manaus, formada por 8 municípios (Manaus, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva), é a que apresenta os piores indicadores sociais e econômicos do país.

A região possui mais de 2 milhões de habitantes e baixos níveis de renda e trabalho, capital humano e infraestrutura. Ela é seguida por Maceió e São Luís. A região metropolitana do Rio de Janeiro ficou em 9º e a região de São Paulo ficou 14º lugar no ranking.
Manaus – Imagem de Divulgação

A pesquisa analisou o avanço do capital humano, da infraestrutura urbana e da renda e trabalho de cada uma das 20 áreas do país entre os anos de 2000 e 2010.

Para entender o ranking, é preciso observar a variação entre 0 e 1 – quanto maior for o índice, pior é o resultado da região na escala da vulnerabilidade.

Apesar dos municípios que integram a RM de Manaus serem líderes em carência no Brasil, no período de uma década houve uma evolução de 26% no Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) nos locais.

A região possui mais de 2 milhões de habitantes e baixos níveis de renda e trabalho, capital humano e infraestrutura. Seguida por Maceió e São Luís. A região metropolitana do Rio de Janeiro ficou em 9º e a região de São Paulo ficou 14º lugar no ranking.

No indicador de Capital Humano, a região chegou a reduzir seu IVS de 0,604, em 2000, para 0,423, em 2010.

Os efeitos não são tão grandes no Vale do Paraíba e Litoral Norte, em São Paulo. Com o melhor índice entre as 20, a região evoluiu 31% em dez anos.

Confira a lista completa das piores metrópoles do país:
1) Manaus
2) Maceió
3) São Luís
4) Recife
5) Salvador
6) Belém
7) Fortaleza
8) Distrito Federal e Entorno
9) Rio de Janeiro
10) Goiânia
11) Grande Vitória
12) Natal
13) Belo Horizonte
14) São Paulo
15) Curitiba
16) Vale do Rio Cuiabá
17) Porto Alegre
18) Baixada Santista
19) Campinas
20) Vale da Paraíba e Litoral Norte

Comentários

comentários

Loading...