Relembre fatos que aconteceram no estado e completam 10 anos em 2019

O No Amazonas É Assim separou alguns fatos que aconteceram em 2009 para você recordar o que aconteceu em Manaus a 10 anos atrás. Confere aí:

Avião de Coari

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um grupo de aproximadamente 26 pessoas, sendo 20 da mesma família, fretaram um avião em Coari com destino à Manaus para uma festa de aniversário surpresa, mas enquanto sobrevoava a cidade de Manacapuru (a 68 km de Manaus), o avião caiu no Rio Manacapuru, matando 24 pessoas, incluindo piloto e copiloto, apenas quatro sobreviveram.

Prisão de Carlos Souza

Foto: Antônio Lima/A Crítica
Foto: Antônio Lima/A Crítica

Na época vice-prefeito de Manaus, Carlos Souza foi preso por associação ao tráfico de drogas e suspeito de ter encomendado a morte de traficantes de drogas, e junto com seu irmão, Wallace Souza (falecido em 2010), foram acusados de assassinar traficantes para aumentar a audiência do programa que era apresentados por eles em uma emissora local.

Pedaços de avião caem em Manaus

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Partes de uma turbina e peças da fuselagem de um avião cargueiro DC-10 da Arrow Cargo caíram sobre 21 casas em Manaus na madrugada do dia 26 de março de 2009. O avião tinha como destino a cidade de Bogotá, na Colômbia. Moradores do bairro Terra Nova, disseram que na hora da queda dos fragmentos, o barulho foi tão forte que “parecia o fim do mundo”.

Explosão no prédio da PF

Momentos após a explosão no prédio da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas. / Foto: Winnetou Almeida/A Crítica
Momentos após a explosão no prédio da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas. / Foto: Winnetou Almeida/A Crítica

No dia 27 de fevereiro de 2009, uma explosão na sede da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas provocou a morte de três peritos que faziam análise de um cilindro no laboratório de criminalística. Dois peritos ficaram com 95% dos corpos queimados, e chegaram a ficar internados no Hospital 28 de Agosto, o terceiro chegou a ser socorrido após a explosão, mas não resistiu. A explosão ocorreu no laboratório onde eram mantidos produtos químicos.

Shows internacionais

Cantora canadense Alanis Morrissete no Hotel Ariaú. / Foto: Divulgação
Cantora canadense Alanis Morrissete no Hotel Ariaú. / Foto: Divulgação

O ano de 2009 é inesquecível para os fãs da banda inglesa Iron Maiden que fez um show histórico no sambódromo de Manaus, levando 20 mil pessoas ao delírio. O show aconteceu no dia 13 de março. Os fãs da banda de pop-rock inglesa McFly também tiveram um momento especial com o show da banda que aconteceu no dia 21 de maio, no Studio 5. A Cantora canadense Alanis Morrissete também pisou em terras manauaras para se apresentar para os fãs amazonenses no dia 22 de janeiro, além de gravar uma matéria em uma visita aos botos que foi ao ar no Fantástico, da TV Globo.

Incêndio no Cecomiz

Foto: Reprodução/YouTube
Foto: Reprodução/YouTube

Um incêndio na noite do dia 10 de outubro de 2009 consumiu todo o bloco B do Shopping Cecomiz, o mais antigo de Manaus. O fogo atingiu cerca de 59 lojas de todo o bloco, e as chamas chegaram a uma altura de 30 metros.

Falecimento do Boto Navegador

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O ex-governador e senador Gilberto Mestrinho faleceu no dia 19 de julho de 2009, aos 81 anos, após uma infecção nos rins e ter uma insuficiência cardiorrespiratória. Conhecido como “Boto Tucuxi”, Gilberto foi prefeito de Manaus na década de 50, três vezes governador do Amazonas, e senador por uma legislatura, que durou de 1998 à 2007.

Visita Real

Foto: Raphael Alves/A Crítica
Foto: Raphael Alves/A Crítica

O Príncipe Charles e a princesa da Cornuália Camila Parker desembarcaram em Manaus no dia 13 de março para um encontro com o na época Governador do Estado Eduardo Braga e o seu vice Omar Aziz, além de autoridades civis e militares. Na ocasião, receberam um diploma do prêmio “Amigo da Floresta e do Clima”, concedido pelo Governo do Estado e pela ONG ambientalista Conservação Internacional.

Comentários