Home Entretenimento Curiosidades Reserva de emergência – Como fazer e onde guardar?

Reserva de emergência – Como fazer e onde guardar?

12 min - tempo de leitura
78

A pandemia de 2020 desestabilizou o mercado e deixou muitas pessoas com problemas financeiros. Isso se deu pelo fato de grande parte da população não estar preparada financeiramente para situações de emergência.

Reserva de emergência – Como fazer e onde guardar? / Foto : PixBay

Com isso, elas acabaram ficando sem solução para conseguir cumprir seus compromissos financeiros. Neste caso em específico, o governo federal conseguiu amenizar a situação ao lançar o auxílio emergencial.

Mas e quando somente você está em crise e o resto do país vai bem? A solução é a criação de uma reserva de emergência.

A reserva de emergência é um valor separado para cobrir algum gasto não programado, como emergências médicas, acidentes de carro, reparos e até mesmo o desemprego.

Ela é essencial para a sua tranquilidade financeira e nós vamos discutir neste post tudo que você precisa saber para fazer uma reserva de emergência e ter mais tranquilidade no dia a dia.

Para que serve a reserva de emergência?

Como o próprio nome já diz, a reserva de emergência serve para algum gasto não programado de extrema prioridade.

Muitas pessoas perdem o emprego, não possuem o mínimo de estabilidade financeira e podem contrair muitas dívidas ou até mesmo ficarem sem dinheiro para as contas mais básicas, caso não disponha de uma quantia emergencial.

A reserva de emergência serve exclusivamente para estes casos, não podendo ser despendida como forma de empréstimo para compras de produtos ou qualquer outro gasto que não seja de extrema necessidade. Veja alguns exemplos do que deve e o que não deve ser pago com a reserva de emergência.

O que a reserva deve cobrir:

  • Emergências médicas
  • Conserto de carro (em casos urgentes)
  • Desemprego
  • Compra de remédios não programados
  • Gastos não programados urgentes

O que a reserva NÃO deve cobrir

  • Compras de eletrodomésticos e eletrônicos
  • Adiantamento para gastos desnecessários
  • Gastos não programados (não urgentes)
  • Conserto do carro (não urgente)

A reserva emergencial é uma quantia que você deve guardar para basicamente esquecer que ela existe e só lembrar quando não tiver mais alternativas, antes é claro, de pedir empréstimos com juros altos ou fazer alguma dívida por conta da falta de dinheiro.

No entanto, é importante ressaltar que para que a reserva emergencial seja efetiva, é preciso ter também uma educação financeira e controle das contas para que não seja preciso ficar pegando dinheiro todos os meses para cobrir o orçamento.

Sabemos que pagar as contas em dia pode ser considerado uma emergência, mas para que isso aconteça, é necessária uma programação de gastos. Dessa forma, a reserva de emergência permanecerá intacta para quando ela realmente for necessária.

Foto : PixBay

Qual valor guardar para reserva de emergência?

O valor a ser guardado na sua reserva de emergência depende de alguns fatores importantes, como a estabilidade do seu emprego e o valor de gastos mensais.

O ideal é que se guarde de 6x a 12x o valor de seus gastos mensais para constituição da reserva de emergência, sendo 6x para quem está empregado no regime CLT com direito a seguro desemprego e 12x para quem é empresário, autônomo, MEI ou qualquer outra profissão que não garante essa estabilidade do seguro.

Com o mínimo sendo 6x o valor de seus gastos mensais, o ideal é você guardar uma quantia que te faça se sentir seguro. Acha que pode demorar um pouco mais para ser recolocado caso perca o emprego? Aumente a sua reserva!

Por isso, muitos fatores devem ser considerados na hora de constituir a reserva de emergência e é preciso que você se sinta tranquilo com o valor que guardou.

É importante também ter noção exata dos gastos do mês, colocando uma margem acima caso este custo aumente. Sempre que sentir que o padrão de gastos está aumentando, é necessário que se faça o ajuste também em sua reserva de emergência.

Com tudo isso em mente, basta saber onde guardar esse dinheiro e como conseguir juntar este valor em menos tempo para já garantir a sua tranquilidade.

Onde Guardar Dinheiro / Foto : PixBay

Onde guardar a reserva de emergência?

A reserva de emergência deve ser guardada em uma aplicação com liquidez diária e garantia em casos de falência da instituição. Veja abaixo como escolher a aplicação, analisando cada fator e aprendendo como aplicar.

Liquidez diária

Algumas aplicações possuem pouca liquidez e geralmente maior rendimento. As aplicações de liquidez diária podem liberar o dinheiro imediatamente e ele estará disponível para saque, pagamentos ou transferências.

No entanto, muitas pessoas acreditam que, pelo pouco rendimento, esse valor pode ser guardado em casa, em dinheiro. Ele vai realmente render muito pouco, já que rendimento não é o foco da emergência.

No entanto, em uma aplicação ele vai estar protegido dos efeitos da inflação e também de circunstâncias como assaltos, roubos e até mesmo danos a casa.

Garantia

Praticamente todas as aplicações indicadas para a reserva de emergência são garantidas pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) em até 250 mil por aplicação, por CPF. Essas aplicações existem para garantir que caso o banco entre em falência, o investidor tenha seu dinheiro garantido.

No caso do Tesouro Direto, a garantia é o governo. Para que ele quebre é quase impossível e antes que isso aconteça os bancos sofrem primeiro.

Escolha uma boa corretora ou banco

Todas as aplicações para reserva de emergência estão disponíveis como produtos nas corretoras e bancos. Por isso, abrir uma conta em algum deles pode ser interessante, até mesmo para se investir em outros produtos depois de ter a reserva de emergência formada.

A corretora vai ter mais produtos diversificados do que o banco e pode ser a melhor opção. Quando for fazer o cadastro, certifique-se de que está acessando o domínio correto para não entrar em sites fraudulentos.

A verificação do domínio do site é uma das formas mais seguras para se proteger online. Geralmente o domínio do site oficial é simples e também é um dos primeiros a aparecer na pesquisa caso você queira procurar no Google.

Boas aplicações para reserva de emergência

  • CDBs com liquidez diária
  • NuConta
  • Poupança (rende muito menos)
  • Tesouro Selic

Boas corretoras para ficar de olho

Muito Dinheiro / Foto : PixBay

Renda extra para constituir a reserva

Por último, vamos dar uma dica para constituir a sua reserva de emergência mais rápido: renda extra. Sabemos como é difícil se programar para sobrar dinheiro no fim do mês e muitas vezes fazer renda extra pode ser a solução para ter mais dinheiro.

Porém, a programação e organização dos gastos é absolutamente necessária, pois mesmo com renda extra, quem não se organiza pode acabar gastando todo o dinheiro recebido no mês.

Dicas de renda extra para ajudar na formação da reserva de emergência:

  • Empreendimentos online
  • Freelancer online
  • Compra e venda de domínio de sites
  • Venda de comida
  • Venda de doces
  • Revendas de cosméticos
  • Aulas particulares
  • Lavar carro
  • Diárias de faxina ou outros serviços.

Conclusão

Como você pôde perceber, a reserva de emergência é essencial não somente para quem deseja fazer outros investimentos, mas para todos que desejam uma tranquilidade financeira.

Pode ser que você não tenha interesse em investimentos, mas a reserva de emergência é essencial até mesmo para quem não quer acumular patrimônio. Ela ajuda a diminuir o estresse de pessoas que trabalham com medo de uma emergência financeira ou insatisfeitas com a sua atividade atual.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Deixe o seu comentário nos contando como pretende construir a sua reserva e compartilhe este post em suas redes para que mais amigos tenham acesso a essa informação.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Curiosidades

Deixe uma resposta

Leia Também

Urgente: Assalto a bancos com reféns e tiroreito aterroriza Cametá, no Pará

Acontece neste momento, quarta-feira (02/12),  um assalto a dois bancos no município de Ca…