Ronda no Ferro Velho

713

Ultimamente muitos tem se queixado da diminui√ß√£o das viaturas do Ronda nos Bairros em Manaus, mas poucos sabem os motivos. De acordo com reportagem divulgada no jornal Acr√≠tica, mais de 30 viaturas do programa Ronda no Bairro est√£o ‚Äúalargadas‚ÄĚ debaixo de sol e chuva h√° meses em um terreno particular, no conjunto Shangril√° 4, no bairro Parque 10, na Zona Centro-Sul de Manaus. Enquanto isso, nas ruas da cidade, a popula√ß√£o reclama da falta de policiamento.

viaturas do Ronda no Bairro são abandonadas em terreno na Zona Centro-Sul Foto: Clóvis Miranda
Viaturas do Ronda no Bairro s√£o abandonadas em terreno na Zona Centro-Sul
Foto: Clóvis Miranda

No m√™s passado, A CR√ćTICA mostrou que a falta de viaturas t√™m afetado o policiamento ostensivo dos Companhias Interativas Comunit√°rias (Cicom‚Äôs) na Zona Leste. O problema estaria sendo criado porque o contrato com a empresa que aluga os ve√≠culos – a Delta Constru√ß√£o – est√° encerrando. Com isso, as viaturas que seguem para a manuten√ß√£o n√£o retornam, o que pode ser um sinal de que o programa ‚Äúrespira por aparelhos‚ÄĚ.

A reportagem teve acesso ao terreno, localizado na rua 6. O local possui muros altos e port√Ķes fechados, mas sem seguran√ßa. E basta olhar de algum ponto mais alto para ver as dezenas de viaturas sendo engolidas pelo matagal, que em algumas partes, chega a estar mais alto que os pr√≥prios ve√≠culos.

Para piorar a situação, parte da frota aparenta estar apta para ser utilizada, no entanto, a ação do tempo, e o excesso de sol e chuva deterioram os carros. Outros porém, estão completamente danificados.

Moradores que preferiram n√£o ser identificados, reclamaram n√£o s√≥ da falta de seguran√ßa no bairro, mas tamb√©m dos focos de dengue que o ac√ļmulo dos ve√≠culos podem trazer √† comunidade.

Eles também relataram que o terreno pertence à oficina Bena Serviços, que presta serviços de manutenção à Delta, mas a empresa afirmou que os carros parados não estão mais sob a sua custódia.

A oficina afirmou ainda que parte desses ve√≠culos j√° passaram por manuten√ß√£o e j√° poderiam estar circulando. A Delta Constru√ß√£o foi a principal vencedora da licita√ß√£o para aluguel dos ve√≠culos para o programa Ronda no Bairro, em 2012. Os contratos conquistados pelas empreiteira somaram mais de R$ 143 milh√Ķes.

Prejuízos

Comerciante no bairro Shangrilá 4, no Parque 10, há anos, Ana Paula Thomas, 33, já sentiu na pele os prejuízos que a falta de policiamento podem trazer. Moradora da rua Alexandre Magno, a comerciante contou que na semana passada, o alvo dos bandidos foi o carro do esposo dela.

‚ÄúOs bandidos levaram a placa e dois pneus do carro durante a madrugada. Se tivessem mais viaturas rodando, acredito que isso n√£o teria acontecido‚ÄĚ, disse ela. H√° tr√™s meses, Ana Paula foi v√≠tima de um outro assalto.

Um joga para outro

Em nota, a Secretaria Executiva Adjunta Programa do Ronda no Bairro (Searb) informou que o terreno citado pela reportagem pertence à empresa locatária (Delta) para manutenção e baixa de viaturas, mas durante o período em que a equipe esteve no local, nenhum profissional foi visto realizando reparos nos veículos.

A Searb também esclareceu que está em processo de contratação de uma nova empresa para a troca das viaturas para as Policias Civil e Militar, o que deve ocorrer já nos próximos meses, e reforçou que enquanto a substituição não é feita, a empresa atual continuará fornecendo o serviço.

J√° a Delta informou que o problema das viaturas paradas devem ser respondidas pela Secretaria de Seguran√ßa P√ļblica (SSP) e que a empresa ainda n√£o possui uma data definida para prorrogar ou n√£o o contrato de aluguel das viaturas com o Governo do Amazonas.

Fonte: ACrítica

Coment√°rios