Inicial Regionalismo Culinária Saiba como tirar só o filé do Bodó

Saiba como tirar só o filé do Bodó

2 minuto de leitura
0
967

Se existe um peixe que sofre preconceito no Amazonas é o Bodó. Dotado de muitas proteínas, o Bodó é comum de se encontrar no rios e lagos do Amazonas e foi aclamado como um dos mais ricos peixes de água doce.

Do peixe se aproveita tudo, inclusive a casca que serve para fazer ração. O Bodó é de fácil acesso e pode ser encontrado nas feiras e mercados da capital e do interior, principalmente no período das cheia dos rios, já que no período da vazante ele se recolhe para procriar.

Bodó Vivo / Foto :Jander Souza Fotografias

Na culinária cabocla, ele é servido principalmente de duas formas : assado na brasa ou cozido no caldo de Tucupi. Uma terceira forma de consumi-lo seria na forma de farinha de peixe, também conhecida como farinha de piracuí. Na região do baixo Amazonas, principalmente os habitantes dos municípios de Barreirinha e Parintins, eles consomem por inteiro o Bodó, comendo inclusive as vísceras e a guelras, já os caboclos da capital, degustam basicamente somente a carne do peixe.

Outro detalhe muito importante o acari-bodó é um peixe típico do Amazonas, pois ele não é encontrado em nenhum outro lugar do país!

Bodó Assado / Foto : Conceição Costa

Uma outra curiosidade também sobre esse peixe é que ele precisa ser comido imediatamente após a sua morte, pois devido ao rápido processo de deterioração que o peixe tem, ele começa a liberar um odor insuportável! Então, por isso mesmo, você deverá encontrar nas feiras e mercados sempre o Bodó vivo! Este peixe possui uma carcaça muito dura, com isso, pensava-se que deste peixe não daria para tirar o filé, puro engano.

Saiba como tirar só o filé do Bodó

Abaixo um vídeo divulgado no Youtube pelo canala OsPescadores, no qual o Luiz Carlos mostra de forma fácil como é possível tirar o filé do Bodó e de uma forma muito simples. Extraindo o filé, agora abre-se uma nova oportunidade de preparo da carne do peixe, uma vez que o tempero pode entrar. Confira e aprenda.

Comentários

Carregue Mais Notícias Relacionadas
Comentários estão fechados.