Saiba o motivo da cicatriz no braço depois da aplicação da vacina BCG

879

A vacina BCG, √© aplicada nos postos de sa√ļde todas as cidade brasileiras. De qualquer forma, as d√ļvidas em torno do imunizante, que protege contra as formas graves da doen√ßa tuberculose, continuam. Embora a tuberculose tenha tido a preval√™ncia no Brasil reduzida, surgem ainda 70 mil novos casos todos os anos, que levam a 4,5 mil mortes, de acordo com dados do Minist√©rio da Sa√ļde.

Saiba o motivo da cicatriz no braço depois da aplicação da vacina BCG - Imagem: Divulgação
Saiba o motivo da cicatriz no braço depois da aplicação da vacina BCG РImagem: Divulgação

O imunizante, aplicado ainda no primeiro m√™s de vida da crian√ßa, traz sinais caracter√≠sticos ap√≥s a aplica√ß√£o, que nem sempre os pais se d√£o conta da import√Ęncia.

O primeiro deles é a cicatriz no braço, que surge primeiro como um nódulo ou uma pequena elevação na pele, logo depois da vacinação, e nunca desaparece. Se a criança não apresentar a cicatriz, os pais devem buscar pelo médico pediatra ou um imunologista.

A falta da cicatriz pode ser um sinal de uma imunodefici√™ncia prim√°ria. A mesma suspeita recai se a crian√ßa apresentar infec√ß√Ķes recorrentes mesmo depois da aplica√ß√£o da vacina BCG.

Se houver casos de outras crian√ßas na fam√≠lia que sofreram infec√ß√Ķes graves nos primeiros meses de vida, tais como meningite, septicemia, abscessos, pneumonias de repeti√ß√£o ou infec√ß√Ķes de ouvido frequentes, busque o pediatra ou imunologista antes de aplicar a vacina BCG. Essas infec√ß√Ķes podem indicar defici√™ncias do sistema imunol√≥gico e, por serem altera√ß√Ķes gen√©ticas, acometem tamb√©m outros membros da fam√≠lia.

Pais devem ter atenção redobrada caso a cicatriz no braço da criança for maior que o tamanho mais comum, se aparecerem ínguas embaixo do braço ou na lateral do pescoço, ou ainda no mesmo lado em que a vacina foi aplicada. Também é preciso atenção se a aplicação da vacina gere uma ferida que demore a cicatrizar.

Sinais comuns depois da vacina BCG

Não é preciso alarme dos pais no caso do surgimento de alguns sinais, depois da aplicação da vacina BCG. Esses sinais são comuns e indicam o funcionamento adequado do sistema imunológico da criança. Confira!

Meu filho tem um n√≥dulo no bra√ßo. Fique tranquilo. √Č comum a apari√ß√£o de um n√≥dulo, ou uma pequena bolinha, no bra√ßo ‚Äď exatamente no local da aplica√ß√£o da vacina.

O nódulo se transformou em uma crosta. Depois de uns dias, o local do nódulo vira uma crosta mesmo, que cai em alguns dias a mais e gera uma lesão ulcerada, como se fosse um machucado.

A vacina gerou uma cicatriz. Em questão de semanas, o machucado anterior se transforma em uma cicatriz, de tamanho pequeno. Isso indica que o organismo está reagindo à vacina e formando os anticorpos.

Febre e mal estar NÃO são sinais de reação da vacina. Caso a criança tenha esse tipo de reação, procure um médico. Da mesma forma, fique de olho se formarem ínguas embaixo do braço e na lateral do pescoço.

Coment√°rios