Saiba o motivo de ganharmos doces no dia de Cosme e Dami√£o

1440

Nos dias 26 (para os cat√≥licos) e 27 de setembro (para o Candombl√© e a Umbanda), comemora-se o Dia de Cosme e Dami√£o. Eles eram dois irm√£os g√™meos que eram m√©dicos e viveram na √Āsia Menor. Ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, v√≠timas de uma persegui√ß√£o do imperador romano Deocleciano. Na religi√£o cat√≥lica, o dia 26 de setembro lembra os jovens que pregavam os ensinamentos de Jesus Cristo. Eles s√£o considerados os padroeiros dos farmac√™uticos, m√©dicos e das faculdades de medicina.

 Fiéis louvam a São Cosme e Damião na paróquia da Liberdade
Fiéis louvam a São Cosme e Damião na paróquia da Liberdade (Foto: Egi Santana)

 

No Candombl√© e na Umbanda, o dia de Cosme e Dami√£o √© 27 de setembro. Nessas cren√ßas, eles s√£o conhecidos como os orix√°s Ibejis. S√£o filhos g√™meos de Xang√ī e Ians√£. Os devotos e simpatizantes t√™m o costume de fazer caruru (uma comida t√≠pica da tradi√ß√£o afro-brasileira), chamado tamb√©m de ‚ÄúCaruru dos Santos‚ÄĚ e ‚ÄúCaruru dos sete meninos‚ÄĚ que representam os sete irm√£os (Cosme, Dami√£o, Dou, Alab√°, Crispim, Crispiniano e Talabi), e dar para as crian√ßas.

bêji é formado por duas entidades distintas e indica a contradição, os opostos que coexistem. Por ser criança, é associado a tudo que se inicia: a nascente de um rio, o germinar das plantas, o nascimento de um ser humano.
Ibêji é formado por duas entidades distintas e indica a contradição, os opostos que coexistem. Por ser criança, é associado a tudo que se inicia: a nascente de um rio, o germinar das plantas, o nascimento de um ser humano. / Divulgação

Na Igreja Ortodoxa, os santos s√£o celebrados no dia 1¬ļ de novembro. J√° os ortodoxos gregos comemoram em 1¬ļ de julho.

São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.

Festa dos doces em dia de santo: a tradição de São Cosme e Damião / Divulgação
Festa dos doces em dia de santo: a tradição de São Cosme e Damião / Divulgação

Coment√°rios