Inicial Notícias Brasil Saiba o resultado dos 2 paraenses suspeitos de Coronavírus

Saiba o resultado dos 2 paraenses suspeitos de Coronavírus

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) comunicou na tarde do último domingo (1º) que os os exames realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e Instituto Evandro Chagas nas amostras recolhidas com o paciente de Belém R.A.C.M tiveram resultado negativo para Covid-19, estando portanto excluído como possível caso suspeito de Coronavírus.

Até a manhã de ontem (28) dois casos estavam sendo tratados como suspeitos da doença no Pará: um em Belém e outro em Santarém, no oeste do Estado. Este último, comunicado pela Secretaria de Saúde daquele município (Semsa), foi desconsiderado pela Sespa ainda na noite do sábado (29). Já o caso suspeito na capital foi descartado neste domingo, após divulgação de laudo epidemiológico pelo Lacen.

Saiba o resultado dos 2 paraenses suspeitos de Coronavírus
Saiba o resultado dos 2 paraenses suspeitos de Coronavírus

O caso suspeito em Belém foi comunicado pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) no final da manhã da sexta-feira, 28, e no mesmo dia teve as amostras colhidas e encaminhadas ao Lacen.

O indivíduo, do sexo masculino, 55 anos, é morador da capital e tinha vindo de área de transmissão sustentada de Covid-19. Ele esteve em contato com o caso confirmado de Covid-19 de São Paulo e ficou sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica do Município até que saísse o resultado dos exames.O Lacen recebeu amostras do paciente no mesmo dia.

O material foi processado e dele feita a extração de ácidos nucleicos, para análise pela Metodologia RT-PCR em tempo real para vírus respiratórios (biologia molecular em tempo real), com resultado negativo para Influenza A e Influenza B. Na sequência, o Laboratório realizou exames do painel viral também por RT-PCR em tempo real, biologia molecular com resultado negativo para os seguintes virus:

  • Adenovirus
  • Vírus Sincicial respiratório
  • Rinovirus
  • Parainfluenza 1
  • Parainfluenza 2A

segunda amostra foi enviada para o Laboratório de Vírus Respiratórios do Instituto Evandro Chagas para análise específica para o Novo Coronavírus (SARS – CoV – 2).

Neste último teste foi utilizado o protocolo de Charité, Berlim, Alemanha, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, também com resultado negativo.

Já o caso registrado em Santarém era de uma paciente de 47 anos, e foi excluído como suspeito por não atender a definição de caso de Covid-19 vigente. A mulher esteve na Europa entre os dias 5 e 12 de fevereiro.

De volta ao Pará, ela recebeu atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do município na manhã de sábado (29), após apresentar quadro gripal e informar que havia estado recentemente na Itália. A equipe de plantão da Unidade realizou o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e a mulher foi orientada a permanecer em casa sob acompanhamento de uma equipe da Semsa.Contudo, o caso foi excluído como suspeito por não atender a definição de caso de Covid-19 vigente.

De acordo com a Sespa, por se tratar de um quadro clínico prolongado o mesmo não era compatível com os casos ocorridos descritos nos relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS)”.

Além disso, o órgão levou em conta que, nesse período, ainda não havia casos confirmados em Portugal e os 14 casos confirmados, os quais na França (11 casos) e Itália (3 casos), eram importados da China ou do Reino Unido. Assim, os referidos países não possuíam transmissão local do vírus estabelecida pela OMS e apenas passaram a integrar a lista de países monitorados pelo Brasil em 24 de fevereiro de 2020.

Comentários

Carregue Mais Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta