Saiba quem foi o grande nadador amazonense Caco Caminha

2238

Nascido em 1957, Paulo Roberto de Aguiar Caminha, o Caco Caminha, foi considerado um dos melhores nadadores da história do Amazonas. Caco era um atleta completo, que além de nadador, era paraquedista, amante das artes marciais (lutava judô, jiu-jitsu e karatê) e era um representante típico da geração saúde dos anos 80.

Foto: Jornal A Noticia - Coleção Edlucio De Castro Alves
Foto: Jornal A Noticia – Coleção Edlucio De Castro Alves

Kako começou a sua carreira no Atlético Rio Negro Clube e na década de 70 transferiu-se para o Olímpico Clube.

Atleta Caco Caminha no início da carreira / Foto : Coleção Edlucio De Castro Alves

No clube dos “cincos aros” Kako Caminha liderou o grupo dos “peixes”: Atletas que não bebiam bebidas alcoólicas e rechaçavam o uso de quaisquer outros tipos de drogas.

Caco e Botinho 1981 - Coleção Victor Façanha - Botinho
Caco e Botinho 1981 – Coleção Victor Façanha – Botinho

A partir dos anos 80, dezenas de academias de artes marciais começaram a surgir em Manaus e com elas as primeiras “galeras”, mas bem organizadas e com código de ética apurado. Quando alguém pedisse pra parar, na mesma hora parava. Duas gangues de adolescentes fizeram história naqueles tempos românticos a “Peixes” e a A Polícia Organizada na Praça (aka “Pop”).

A turma de natação do Olímpico Clube, apelidada de “Peixes”, era comandada por Kaco Caminha e tinha como referência a boate Starship, localizada na avenida Constantino Nery quase no canto com a Leonardo Malcher, nas proximidades da antiga sede do Olímpico, mas sua área de influência se estendia até a Praça da Saudade.

Eles eram representantes típicos da geração saúde: não bebiam, não fumavam e nem cheiravam.

Entre seus principais membros estavam Bidida, Gula, Mistral, Botinho, Kaola, Nego, Antônio Flávio e Ulisses Motomaq.

Eles treinavam judô, jiu-jítsu, karatê e kung fu.

A famosa Turma dos Peixes do Olímpico Clube / Foto : Coleção Edlucio De Castro Alves
A famosa Turma dos Peixes do Olímpico Clube / Foto : Coleção Edlucio De Castro Alves
Essa é a famosa Turma dos Peixes do Olímpico Club dai só reconheço o Botinho e o Luís armando Fartollino e o Atyla Rayol . Essa Foto do Meio é no Trampolim do Clube do Trabalhador na Cosme Ferreira antes da inauguração. / Foto : Coleção Edlucio De Castro Alves
Essa é a famosa Turma dos Peixes do Olímpico Club dai só reconheço o Botinho e o Luís armando Fartollino e o Atyla Rayol . Essa Foto do Meio é no Trampolim do Clube do Trabalhador na Cosme Ferreira antes da inauguração. / Foto : Coleção Edlucio De Castro Alves

Campeão Amazonense de Natação conquistou vários troféus para o Esporte Aquático Amazonense. Kako era Acadêmico de Direito e Professor de Natação.

Em novembro de 1983, no Rio de Janeiro, Kako acompanhava atletas amazonenses em competições e às vésperas de seu retorno para Manaus comeu um “Kikão”, ao sair do Maracanãzinho, onde esteve para assistir uma luta.

Alertado pelos amigos de que a salsicha estaria estragada Kako jogou parte do lanche fora, mas o que tinha ingerido fora suficiente para matá-lo de botulismo.

Sua morte prematura, cara ao esporte amazonense, em especial para a Natação, comoveu a Cidade e Caco ou Kako continua vivo no imaginário dos amazonenses.

Infelizmente, o cachorro-quente estava contaminado pela bactéria clostridium botulinum.

O atleta já chegou a Manaus apresentando os sintomas de botulismo, entre eles distúrbios gastrointestinais, paralisia dos nervos cranianos e insuficiência respiratória.

Apesar de ter uma saúde de ferro, Kako Caminha morreu menos de 24 horas após a internação.

Em junho de 2010, o governador do Amazonas à época, Omar Aziz, entregou para a população o Parque Kako Caminha, mais uma obra do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

Roberto Caminha, pai de Kako, e o governador Omar Aziz
Roberto Caminha, pai de Kako, e o então governador Omar Aziz

O Parque Kako Caminha tem cerca de 113 metros quadrados e conta com praças com equipamentos para lazer e recreação infantil, duas quadras poliesportivas, calçadas em concreto, sinalização vertical e horizontal, além de pintura artística. Ele está situado entre as Ruas Kako Caminha e Av. Presidente Dutra, no bairro Santo Antônio, Zona Oeste..

Parque Kako Caminha
Parque Kako Caminha / Foto : Chico Batata

Desde 1987, o Campeonato Norte-Nordeste de Natação Infantil, para crianças de 9 a 12 anos, recebe o nome de Troféu Kako Caminha.

São pequenos gestos necessários para não deixar cair no esquecimento a importância histórica desse grande nadador amazonense.

Comentários