Home Regionalismo Amazonenses Saiba quem foi o grande nadador amazonense Caco Caminha

Saiba quem foi o grande nadador amazonense Caco Caminha

6 min - tempo de leitura
750

Nascido em 1957, Paulo Roberto de Aguiar Caminha, o Caco Caminha, foi considerado um dos melhores nadadores da história do Amazonas. Caco era um atleta completo, que além de nadador, era paraquedista, amante das artes marciais (lutava judô, jiu-jitsu e karatê) e era um representante típico da geração saúde dos anos 80.

Foto: Jornal A Noticia - Coleção Edlucio De Castro Alves
Foto: Jornal A Noticia – Coleção Edlucio De Castro Alves

Kako começou a sua carreira no Atlético Rio Negro Clube e na década de 70 transferiu-se para o Olímpico Clube.

Atleta Caco Caminha no início da carreira / Foto : Coleção Edlucio De Castro Alves

No clube dos “cincos aros” Kako Caminha liderou o grupo dos “peixes”: Atletas que não bebiam bebidas alcoólicas e rechaçavam o uso de quaisquer outros tipos de drogas.

Caco e Botinho 1981 - Coleção Victor Façanha - Botinho
Caco e Botinho 1981 – Coleção Victor Façanha – Botinho

A partir dos anos 80, dezenas de academias de artes marciais começaram a surgir em Manaus e com elas as primeiras “galeras”, mas bem organizadas e com código de ética apurado. Quando alguém pedisse pra parar, na mesma hora parava. Duas gangues de adolescentes fizeram história naqueles tempos românticos a “Peixes” e a A Polícia Organizada na Praça (aka “Pop”).

A turma de natação do Olímpico Clube, apelidada de “Peixes”, era comandada por Kaco Caminha e tinha como referência a boate Starship, localizada na avenida Constantino Nery quase no canto com a Leonardo Malcher, nas proximidades da antiga sede do Olímpico, mas sua área de influência se estendia até a Praça da Saudade.

Eles eram representantes típicos da geração saúde: não bebiam, não fumavam e nem cheiravam.

Entre seus principais membros estavam Bidida, Gula, Mistral, Botinho, Kaola, Nego, Antônio Flávio e Ulisses Motomaq.

Eles treinavam judô, jiu-jítsu, karatê e kung fu.

A famosa Turma dos Peixes do Olímpico Clube / Foto : Coleção Edlucio De Castro Alves
A famosa Turma dos Peixes do Olímpico Clube / Foto : Coleção Edlucio De Castro Alves
Essa é a famosa Turma dos Peixes do Olímpico Club dai só reconheço o Botinho e o Luís armando Fartollino e o Atyla Rayol . Essa Foto do Meio é no Trampolim do Clube do Trabalhador na Cosme Ferreira antes da inauguração. / Foto : Coleção Edlucio De Castro Alves
Essa é a famosa Turma dos Peixes do Olímpico Club dai só reconheço o Botinho e o Luís armando Fartollino e o Atyla Rayol . Essa Foto do Meio é no Trampolim do Clube do Trabalhador na Cosme Ferreira antes da inauguração. / Foto : Coleção Edlucio De Castro Alves

Campeão Amazonense de Natação conquistou vários troféus para o Esporte Aquático Amazonense. Kako era Acadêmico de Direito e Professor de Natação.

Em novembro de 1983, no Rio de Janeiro, Kako acompanhava atletas amazonenses em competições e às vésperas de seu retorno para Manaus comeu um “Kikão”, ao sair do Maracanãzinho, onde esteve para assistir uma luta.

Alertado pelos amigos de que a salsicha estaria estragada Kako jogou parte do lanche fora, mas o que tinha ingerido fora suficiente para matá-lo de botulismo.

Sua morte prematura, cara ao esporte amazonense, em especial para a Natação, comoveu a Cidade e Caco ou Kako continua vivo no imaginário dos amazonenses.

Infelizmente, o cachorro-quente estava contaminado pela bactéria clostridium botulinum.

O atleta já chegou a Manaus apresentando os sintomas de botulismo, entre eles distúrbios gastrointestinais, paralisia dos nervos cranianos e insuficiência respiratória.

Apesar de ter uma saúde de ferro, Kako Caminha morreu menos de 24 horas após a internação.

Em junho de 2010, o governador do Amazonas à época, Omar Aziz, entregou para a população o Parque Kako Caminha, mais uma obra do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

Roberto Caminha, pai de Kako, e o governador Omar Aziz
Roberto Caminha, pai de Kako, e o então governador Omar Aziz

O Parque Kako Caminha tem cerca de 113 metros quadrados e conta com praças com equipamentos para lazer e recreação infantil, duas quadras poliesportivas, calçadas em concreto, sinalização vertical e horizontal, além de pintura artística. Ele está situado entre as Ruas Kako Caminha e Av. Presidente Dutra, no bairro Santo Antônio, Zona Oeste..

Parque Kako Caminha
Parque Kako Caminha / Foto : Chico Batata

Desde 1987, o Campeonato Norte-Nordeste de Natação Infantil, para crianças de 9 a 12 anos, recebe o nome de Troféu Kako Caminha.

São pequenos gestos necessários para não deixar cair no esquecimento a importância histórica desse grande nadador amazonense.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonenses

Deixe uma resposta

Leia Também

Ivo Neto tem uma da campanhas que mais cresce em Manaus!

O candidato a vereador pelo partido PATRIOTAS Ivo Neto, fez novamente uma grande mobilizaç…