Saiba quem são os candidatos ao Governo do Amazonas na eleição suplementar 2017

2206

No último dia das convenções partidárias, nesta sexta-feira (16), foram apresentadas as alianças que forjaram os nove candidatos escalados para a guerra que será travada na eleição suplementar pelo comando do governo do Estado, no dia 6 de agosto: Amazonino, Eduardo Braga, José Ricardo, Silas Câmara, Luiz Castro, Marcelo Serafim, Rebecca Garcia, Wilker Barreto e Liliane Araújo.

O último dia do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para realização de convenção partidária foi tenso, marcado por reuniões de caciques políticos e de adiamento da decisão até o último momento. O quadro final só foi fechado à noite.

Depois de passar um mês flertando com a possibilidade de aliança com a candidatura de Amazonino Mendes (PDT), o PR se juntou ao PMDB e colocou Marcelo Ramos como vice de Eduardo Braga na disputa pelo comando do Estado. A oficialização foi feita durante convenção partidária que aconteceu às 10h30, na quadra da Escola de Samba Unidos do Alvorada.

Loading...

Das convenções realizadas hoje, Braga foi o único a promover o evento em tom de comício, onde exibiu além dos companheiros de chapa, um batalhão de aliados, como a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B) e o marido dela, Eron Bezerra, o deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB) e a deputada Alessandra Campelo e os vereadores Gedeão Amorim e Marcel Alexandre, com os quais marcharão na campanha, além de centenas de militantes que chegaram ao evento em ônibus de pelo menos seis empresas de transporte vindo de bairros diversos e até mesmo de municípios, como, Careiro da Várzea.

As siglas que integram a coligação de Braga e Marcelo, são: PMDB, PR, PCdoB, PTB, Solidariedade, Avante e PSDC.

Na contramão da megaestrutura montada por Braga, no final da manhã o seu principal adversário, o ex-governador Amazonino Mendes (PDT) formalizou sua candidatura em encontro classificado por ele como “modesto, simples e sem ostentação”. O PDT confirmou a aliança com o PSDB, do prefeito Artur Neto, e anunciou Amazonino Mendes e Bosco Saraiva como candidatos a governador e vice, durante convenção partidária realizada no final da manhã, na sede do PDT, na Morada do Sol. Bosco Saraiva, no entanto, não compareceu ao evento. Somente às 17h, durante a convenção do PSDB, foi que Bosco posou ao lado de Amazonino.

A ex-superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, confirmou candidatura ao governo do Estado, acompanhada de seu pai, o empresário Francisco Garcia em evento pela manhã. Às 16h, o governador interino David Almeida (PSD) anunciou o vice de Rebecca, em reunião no Hotel Da Vinci, o deputado estadual Abdala Fraxe.

PSB vai com o PMN e a Rede com o Psol
A candidatura do vereador Marcelo Serafim a governador de Manaus e de Sirlam Cohen como vice foi oficializada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) na manhã desta sexta-feira, na sede do partido, localizada no bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul da capital. O PSB terá apoio de mais um partido na disputa eleitoral para o Governo.

A coligação “Por um novo Amazonas” é composta pelos partidos PSB e o Partido da Mobilização Nacional (PMN), do colega de Câmara Municipal, vereador Chico Preto. O vereador Marcelo Serafim é do PSB e o vice Sirlam Cohen é presidente municipal do PMN.

Durante a tarde, a Rede Sustentabilidade oficializou o deputado estadual Luiz Castro como candidato a governador tampão, parlamentar que também concorreu a prefeito no ano passado. Ao seu lado na disputa foi oficializado o nome do delegado João Victor Tayah, do PSOL, como vice na chapa.

O convenção partidária da chapa Rede/PSOL ocorreu no auditório Senador João Bosco da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), localizada na avenida Mário Ipiranga, bairro Parque Dez.

PT e PPS montam chapas puro sangue
Fechando a romaria de convenções, foi a vez do PT confirmar a candidatura do deputado estadual José Ricardo como cabeça de chapa. O petista terá como vice o colega de partido e de Assembleia Legislativa, Sinésio Campos.

José Ricardo foi o quarto candidato mais votado na eleição para a Prefeitura de Manaus em 2016, com 113.939 votos.

O vereador Wilker Barreto (PHS) lançou a sua candidatura ao governo, também no período da manhã. Ele terá como vice a vereadora Professora Jaqueline, pertencente à mesma sigla. A convenção foi realizada na casa de show Rancho Sertanejo, na Avenida Professor Nilton Lins, Flores, Zona Centro-Sul. Além do PHS, integram a coligação o Avante.

O PPS, primeiro partido a definir sua chapa, confirmou na quarta-feira a candidatura da jornalista Liliane Araújo ao governo. O vice de Liliane será o cabo Lobo, da PM.

Silas desiste
Terceiro candidato mais votado na eleição para a Prefeitura de Manaus no ano passado, o deputado federal Silas Câmara, que há duas semanas já havia anunciado a composição de sua chapa com o coronel da PM Amadeu Soares como vice, hoje, durante a convenção do PRB, realizada no Clube do Pará, na avenida Max Teixeira, Zona Norte, sua desistência da disputa.

Saiba quem são os candidatos ao Governo do Amazonas na eleição suplementar 2017 / Reprodução A Crítica
Saiba quem são os candidatos ao Governo do Amazonas na eleição suplementar 2017 / Reprodução A Crítica

Fonte : A Crítica por Janaína Andrade

Comentários

comentários