Home Regionalismo Agenda Cultural Saiba tudo como funciona o Festival de Parintins!

Saiba tudo como funciona o Festival de Parintins!

12 min - tempo de leitura
226

Esta ano o Festival Folclórico de Parintins chegou à 54ª Edição. Iniciado na última sexta (28), o festival seguirá sábado (29) e domingo (30) de junho. E pra você que tem dúvida, o No Amazonas é assim resumiu de forma descomplicada como funciona o Festival de Parintins, no qual a disputa se dá entre o Boi-Bumbá Caprichoso e o Boi-Bumbá Garantido.
Confira. As fotos são da primeira noite do Festival de Parintins 2019, capturadas pelo Emerson Tahan / No Amazonas é Assim

O Festival Folclórico de Parintins

Os grandes protagonistas são os Boi Bumbás Caprichoso (Azul e Branco) e Garantido (Vermelho e Branco), que disputam durante três noites na Arena, nesse caso, chamado de Bumbódromo, na ilha de Parintins.

O Festival de Parintins surgiu em 1965 como forma de arrecadar fundos para a construção da Catedral de Nossa Senhora do Carmo no município amazonense. A primeira edição foi realizada em 1966 e o campeão foi o Boi Garantido. Atualmente, a festa acontece no último final de semana do mês de Junho (sexta, sábado e domingo), no Bumbódromo, uma arena em formato de boi dividida em azul e vermelho.

O boi Caprichoso, ele é o boi negro que tem a estrela na testa. As suas cores são o azul e o branco. O boi Garantido, ele é o boi branco que tem um coração na testa. As suas cores são o vermelho e o branco. O Caprichoso se intitula ‘Boi da Cultura Popular’, enquanto o Garantido se intitula o ‘Boi do Povão’. Em 53 edições do festival, o Garantido foi campeão por 31 vezes, enquanto o Caprichoso venceu 23. Em 2000, foi o único empate que já  houve na história do Festival.

Cada boi tem 2 horas e 30 minutos para se apresentar em cada noite. Entre os espetáculos de cada bumbá, há um intervalo de 45 minutos. O festival que se inicia às 21h (horário de Brasília) e termina por volta de 2h30min da madrugada. A ordem de apresentação em cada noite é sorteada dias antes da disputa.

Boi Bumbá Garantido / Foto : No Amazonas é Assim
Boi Bumbá Caprichoso / Foto : No Amazonas é Assim

 

Temas e toadas Boi Bumbá 2019

Sobre a abordagem temática deste ano, fiz esse artigo mais completo sobre as diferenças das temáticas do Boi-Bumbá Caprichoso e do Boi-Bumbá Garantido em 2019.

Fato é que cada boi escolhe um tema para defender nas três noites festival e esse tema normalmente gira em torno do Comportamento Social. Para 2019, o Caprichoso apresentará a temática nordestina com o lema “Um Canto de Esperança para Mátria Brasilis”. O Garantido por sua vez, voltará aos primórdios e homenageará seu carro chefe,que é a sua torcida. A diretoria do boi vermelho garante que tudo que eles são hoje, é devido a construção feita com o “povo”, por isso, o lema escolhido é “Nós, o Povo!”.  A divisão do tema é dado em três partes (três noites) e ao longo das 7h e meia de apresentação será narrado ao público presente este enredo.

Para ilustrar musicalmente o tema, os boi-bumbás lançam, anualmente, um álbum com em média vinte toadas (músicas). Durante o espetáculo, no entanto, o boi é livre para utilizar toadas tanto de anos anteriores como do álbum atual.

Caprichoso e Garantido 2019 - Entenda as diferenças
Caprichoso e Garantido 2019 – Entenda as diferenças

Blocos e itens

O espetáculo de cada boi no Bumbódromo é complexo e envolve 21 itens (quesitos), além de outros segmentos não julgados, mas que não podem faltar, como Pai Francisco, Mãe Catirina e Gazumbá – personagens folclóricos do ‘Auto do Boi-Bumbá’. Os itens são divididos em blocos, de acordo com suas características. O ‘Bloco A’ compreende quesitos comuns e musicais; o ‘Bloco B’, itens relativos à cenografia e coreografia; e o ‘Bloco C’ reúne a parte artística do evento.

Festival de Parintins ,Boi Garantido 2019 / Foto : No Amazonas é Assim
Festival de Parintins ,Boi Garantido 2019 / Foto : No Amazonas é Assim

BLOCO A

Item 01 – Apresentador: é o mestre de cerimônia do espetáculo do boi; responsável por apresentar os outros itens e tudo que ocorrer durante a festa.

Item 02 – Levantador de Toadas: é o cantor; responsável por interpretar as toadas na arena.

Item 03 – Batucada/Marujada: é o grupo rítmico que dá sustentação às músicas através dos instrumentos; no Caprichoso, se dá o nome de Marujada, enquanto no Garantido, se chama Batucada.

Item 06 – Amo do Boi: é o versador, que tira versos no improviso durante a apresentação.

Item 11 – Toada – Letra e Música: cada noite, os bois escolhem uma toada que irá para julgamento e é apresentada de forma especial.

Item 19 – Galera: são os torcedores presentes na arquibancada, que interagem, cantam e contam ponto para a apresentação.

Item 21 – Organização do Conjunto Folclórico: é o conjunto do espetáculo; a unidade de tudo que foi apresentado durante as duas horas e meia em cada noite.

BLOCO B

Item 05 – Porta-Estandarte: a mulher responsável por carregar e dançar com o estandarte do boi-bumbá.

Item 07 – Sinhazinha da Fazenda: no folclore, é a representação da filha do dono da fazenda; uma mulher que se apresenta com um grande vestido rodado e precisa mostrar graciosidade e leveza na dança.

Item 08 – Rainha do Folclore: é a mulher símbolo do folclore que, na sua dança, traz inspirações e ritmos do Brasil.

Item 09 – Cunhã-Poranga: é a índia guerreira da tribo, que dança com garra, força e incorporação.

Item 10 – Boi-bumbá Evolução: é o boi-bumbá, carregado por um homem responsável pelos movimentos, chamado ‘tripa do boi’.

Item 12 – Pajé: o xamã da tribo; homem responsável por uma dança de forte cênica e incorporação.

Item 20 – Coreografia: todas as coreografias e danças realizadas durante a apresentação da noite são levadas em conta nesse quesito.

BLOCO C

Item 04 – Ritual Indígena: é a simulação de um ritual no Bumbódromo de alguma tribo indígena; a apresentação conta com grande alegoria, coreografia e encenação.

Item 13 – Tribos Indígenas: homens e mulheres que apresentam danças e coreografias típicas de tribos de índios.

Item 14 – Tuxaua: uma grande fantasia – chamada de capacete – carregada por uma pessoa; representa o ‘chefe da tribo’; são apresentados três tuxauas por noite.

Item 15 – Figura Típica Regional: homenagem a alguma figura emblemática da região, como pescador, artesão, juteiro, entre outros; a apresentação conta com alegoria e encenação.

Item 16 – Alegoria: todas as alegorias apresentadas durante a noite são levadas em conta para avaliação esse quesito.

Item 17 – Lenda amazônica: representação de alguma lenda típica do Amazonas; apresentação conta com grande alegoria, coreografia e encenação.

Item 18 – Vaqueirada: homens que representam os guardiões do boi; se apresentam fantasiados com um cavalo e uma lança enfeitada.

Caprichoso e Garantido recebem título de Patrimônios culturais do Brasil
Sinhazinha do Caprichoso

Julgamento

O corpo de jurados do Festival de Parintins é composto por 10 julgadores, dentre os quais: um é o presidente da comissão de júri; três julgam o Bloco A (os sete itens presentes nele); três julgam o Bloco B (os sete itens presentes nele); e os outros três, o Bloco C (os sete itens presentes nele). Cada noite é avaliada separadamente.

A apuração ocorre segunda-feira na parte da tarde, após o último dia de festa (domingo). Das três notas dadas a cada item, é descartada a menor. Vence o festival o boi que acumular mais pontos no somatório de todos os blocos em todas as noites.

Sinhazinha do Boi Garantido

Transmissão

Pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Parintins poderá ser assistido ao vivo, em TV aberta, por todo Brasil. Em parceria com a TV A Crítica, detentora dos direitos de transmissão do evento, a TV Cultura vai levar o espetáculo dos bumbás Caprichoso e Garantido, na íntegra, para os 26 estados e Distrito Federal.

A transmissão se inicia às 21h30 (horário de Brasília) na sexta-feira. No sábado e domingo, a cobertura começa às 20h30. Quem preferir, também pode assistir ao festival pela internet, através do site: play.acritica.com/aovivo. O aplicativo A Crítica Play, disponível na Google Play e Apple Store, também disponibilizará transmissão ao vivo.

Isabelle Nogueira – Cunhã Poranga do Boi Garantido

Festival de Parintins ,Boi Garantido 2019 / Foto : No Amazonas é Assim
Festival de Parintins ,Boi Garantido 2019 / Foto : No Amazonas é Assim

Sinhazinha do Boi Garantido

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Agenda Cultural

Deixe uma resposta

Leia Também

Carlinhos Bessa sofre agressão de adversários políticos em Tefé

O município de Tefé virou cenário de violência e atos antidemocráticos por pessoas ligadas…