Home Notícias Manaus Samu 192 recebe pias para reforço na higienização dos profissionais

Samu 192 recebe pias para reforço na higienização dos profissionais

8 min - tempo de leitura
38

A Prefeitura de Manaus, em parceria com a concessionária Águas de Manaus, instalou pias de higienização em quatro bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Manaus). As estruturas vão servir aos profissionais da saúde, que estão diariamente nas ruas da cidade, atendendo diversas ocorrências, incluindo casos suspeitos de Covid-19. Com isso, a capital amazonense passa a contar com 19 pias instaladas em pontos estratégicos e espaços públicos em diferentes zonas da cidade.

Foto: Altemar Alcântara/Semcom

As pias foram instaladas nas bases do Samu Oeste, Centro-Oeste, Norte e Leste de Manaus e seguem o mesmo padrão das que foram instaladas em espaços públicos no período de surto da Covid-19, fruto da parceria entre a Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, presidida pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, com a concessionária. As estruturas contam com o acionamento por pedal, além de dispensador de sabão e cartaz informativo com o passo a passo da higienização correta das mãos.

“O Samu 192 é um serviço de excelência na cidade de Manaus e tem cumprido a dura missão de atender as pessoas suspeitas de Covid-19. No mês de abril, o serviço chegou a atender a mais de cem chamados de pacientes com suspeita de contaminação do vírus, foi um mês muito duro para todos. É uma determinação assertiva do prefeito Arthur Virgílio Neto de firmar parceria com a Águas de Manaus, que vem somar no auxílio e proteção desses profissionais que tanto se dedicam a população”, ressaltou o secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magadi.

Além das bases do Samu, as pias estão instaladas também na Manaus Moderna, praça da Matriz, praça dos Remédios, praça da Saudade, praça Chile, praça Nossa Senhora de Nazaré, praça da Polícia, praça do Congresso, rua Ferreira Pena, praça do Fórum Henoch Reis e sede da Águas de Manaus. Além das torneiras, a empresa também disponibiliza o sabão para a lavagem das mãos.

Foto: Altemar Alcântara/Semcom

“Iniciamos esse trabalho no pico da pandemia, para garantir que todos tivessem acesso a água tratada, para se prevenir da doença. Logo em seguida, recebemos um pedido para instalação no Samu e prontamente atendemos. Os profissionais que atuam nessas unidades estão diariamente nas ruas, em uma função que ajuda a salvar muitas vidas. Por isso, eles também merecem a atenção da concessionária”, disse o diretor-executivo da Águas de Manaus, Luiz Couto.

O diretor-técnico do Samu Manaus, Domício de Melo Magalhães Filho, destacou a importância do equipamento para as equipes que chegam de um atendimento e podem realizar toda a assepsia antes de adentrar a unidade. “As quatro bases que ganharam a nova pia são as bases das equipes que atendem o chamado de suspeitas da Covid-19, então é muito estratégico termos esse equipamento aqui, para que possamos descartar todo o Equipamento de Proteção Individual (EPI) e já realizar a higienização do corpo e assim estar apto aos próximos atendimentos”, disse.

Vigilância

As primeiras pias foram instaladas no fim do mês de abril. Após atos de vandalismo e furto dos equipamentos registrados logo após a instalação, a concessionária atuou com a reposição das pias furtadas. Para minimizar a depredação das torneiras, a Águas de Manaus começou a monitorar a manutenção dos equipamentos através de rondas diárias de segurança. A Guarda Municipal também reforça a vigilância dos equipamentos e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) solicitou o suporte da Polícia Militar.

“Essa parceria vem dando muitos frutos e começou com um pedido feito pela presidente da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo do Município, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, para atender as pessoas mais vulneráveis durante a pandemia e foi prontamente acatado pela empresa Águas de Manaus. É a população de Manaus sendo assistida de diversas formas pela administração pública”, comentou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

A Águas de Manaus reforça que qualquer ocorrência que necessite intervenção da empresa ou denúncia de vandalismo das pias deve ser registrada em nossos canais oficiais de relacionamento com o cliente: SAC 0800-092-0195, WhatsApp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP. A população também pode fazer denúncias sobre depredação e vandalismo às autoridades policiais.

Lavar as mãos

Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Dados mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites, viroses e o novo coronavírus.

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, com a lavagem das mãos com água e sabão, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Também é necessário evitar abraços, apertos de mãos e beijos no rosto.

 

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Emerson Tahan
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

Em Manaus, 56 estabelecimentos são vistoriados pela Central de Fiscalização e dez são fechados

Em uma nova ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de…