Sangria: MPF, PF e CGU cumprem mandatos sobre desvios de recursos públicos no Amazonas - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sábado, 20 de Abril de 2024

Polícia

Sangria: MPF, PF e CGU cumprem mandatos sobre desvios de recursos públicos no Amazonas

Publicado

no

O Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) cumprem na manhã desta segunda-feira (30) quatro novos mandados de busca e apreensão em endereços ligados a dois investigados por suspeitas de participação no superfaturamento da compra de equipamentos destinados ao combate à covid-19 no Amazonas. É a terceira fase da Operação Sangria, que teve a primeira etapa deflagrada em junho, após a revelação de indícios de compras superfaturadas de respiradores, direcionamento na contratação de empresa, lavagem de dinheiro e montagem de processos para encobrir os crimes praticados.

MPF, PF e CGU cumprem mandatos sobre desvios de recursos públicos no Amazonas – Imagem

No documento em que requereu as medidas cautelares cumpridas nesta terceira etapa da operação, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo apresentou relato do trabalho investigativo já realizado, informando que apenas recentemente foi identificado o envolvimento dos dois servidores no esquema criminoso. Segundo ela, ainda que pontuais, as diligências são necessárias, uma vez que podem “angariar importantes elementos que corroborem a participação dos servidores nos fatos investigados, mas também que robusteçam o acervo probatório em relação ao mandante do esquema ilícito, o governador do estado do Amazonas, como amplamente demonstrado pelas provas já constantes dos autos”.

LEIA TAMBÉM  Bolsonarista faz vídeo marcando número de Bolsonaro em rosto de bezerro com ferro em brasa

Conforme investigação preliminar, os servidores tiveram participação direta no fretamento de uma aeronave, pelo governo do estado de Amazonas, para transportar ventiladores comprados pelo Poder Público.

De acordo com elementos de provas obtidos a partir das diligências cumpridas nas fases anteriores, funcionários da Secretaria de Saúde do Amazonas direcionaram, em favor de uma empresa investigada, a licitação para a compra de respiradores pulmonares, sob orientação da cúpula do governo do estado. Antes mesmo da abertura da aludida licitação, uma das empresas investigadas adquiriu parte dos respiradores pulmonares em outro estado da Federação e, embora o transporte dos equipamentos fosse de sua responsabilidade, foi o próprio governo do Amazonas quem, por ação dos servidores alvo das medidas cumpridas na data de hoje, custeou o transporte dos equipamentos até Manaus, por meio de avião fretado.

LEIA TAMBÉM  Lucas Picolé, Mano Queixo e Isabelly Aurora viram assunto nacional e aparecem no Jornal Nacional

A chegada desse avião à capital amazonense foi acompanhada pessoalmente pelo governador do estado, mas somente dias após foi aberta a licitação na qual foi vencedora a empresa fornecedora de vinhos que, ao fim, forneceu os equipamentos ao governo do Amazonas.

LEIA TAMBÉM  Trancada em banheiro, jovem pede ajuda à vizinha após amanhar e ser ameaçada por marido

São alvos de buscas endereços residenciais e profissionais dos envolvidos, inclusive a Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria da Casa Militar do Governo do Amazonas. A ordem para o cumprimento dos mandados foi do ministro Francisco Falcão, relator do caso no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações