SAUDADE: Fãs relembram hoje os 20 anos da morte trágica dos Mamonas Assassinas

214

Nesta quarta feira (02) o Brasil relembra com pesar os 5 meninos talentosos e escrachados de Guarulhos que conquistaram milhões de fãs com muita irreverência e que morreram tragicamente em um acidente de avião há exatos 19 anos.

Praça Mamonas Assassinas - Cecap Guarulhos sp
Praça Mamonas Assassinas – Cecap Guarulhos sp

O “Mamonas Assassinas” foi uma banda brasileira de rock cômico formada em Guarulhos em 1990, inicialmente com o nome de Utopia. O som era uma mistura de punk rock com influências de gêneros populares, tais como forró (Jumento Celestino), brega (Bois Don’t Cry), heavy metal (Débil Metal), pagode (Lá Vem o Alemão), música mexicana (Pelados em Santos), reggae (Onon Onon) e vira (Vira-Vira). A carreira da banda, com o nome de Mamonas Assassinas, durou de julho de 1995 até 2 de março de 1996 (pouco mais de 7 meses). Tiveram um sucesso meteórico. Com um único álbum de estúdio, Mamonas Assassinas, lançado em junho de 1995, o grupo vendeu mais de 3 milhões de cópias no Brasil, sendo certificado com disco de diamante comprovado pela ABPD. Com letras bem-humoradas, o álbum lançou os “Mamonas” ao estrelato nacional.

Mamonas Assassinas 20 anos
Mamonas Assassinas 20 anos

Como surgiu esse sucesso?

Mamonas Assassinas
Mamonas Assassinas
Loading...

A banda enviou uma fita demo com as músicas Pelados em Santos, Robocop Gay e Jumento Celestino para três gravadoras, entre elas Sony Music e EMI. Rafael Ramos, baterista da banda Baba Cósmica e filho do diretor artístico da EMI, João Augusto Soares, insistiu na contratação. Após assistir a uma apresentação do grupo em 28 de abril de 1995, João Augusto resolveu assinar contrato com os Mamonas.

Quais são os Membros que formavam a banda?

Mamonas Assassinas
Mamonas Assassinas

Dinho (Alecsander Alves Leite): Irecê, 5 de março de 1971

Bento Hinoto (Alberto Hinoto): Itaquaquecetuba, 7 de agosto de 1970

Sérgio Reoli (Sérgio Reis de Oliveira); Guarulhos, 30 de setembro de 1969

Júlio Rasec (Júlio Cesar Barbosa): Guarulhos, 4 de janeiro de 1968

Samuel Reoli (Samuel Reis de Oliveira); São Paulo, 11 de março de 1973

O acidente e fim da banda

Bombeiro com roupa de um dos integrantes do Mamonas Assassinas
Bombeiro com roupa de um dos integrantes do Mamonas Assassinas

No dia 2 de março, enquanto voltavam de um show em Brasília, o jatinho Learjet em que viajavam, prefixo PT-LSD, chocou-se contra a Serra da Cantareira, numa tentativa de arremetida, matando todos que estavam no avião.

O enterro, no dia 4 de março no cemitério Parque das Primaveras, em Guarulhos-SP, fora acompanhado por mais de 65 mil fãs (em algumas escolas, até mesmo não houve aula por motivo de luto) O enterro também foi transmitido na televisão, com canais interrompendo sua programação normal.

Túmulo dos Mamonas Assassinas.

Túmulo dos Mamonas Assassinas.
Túmulo dos Mamonas Assassinas.

Desde a morte dos Mamonas Assassinas a música perdeu muito de sua graça, de sua irreverência e de seu alto astral. Os fãs mantem Dinho, Bento, Sérgio, Samuel e Júlio vivos em seus corações. E o No Amazonas é Assim faz uma homenagem aos Mamonas, com dois clipes para matar um pouco desta saudade.

“Atenção Cras Abec (Carlos Alberto)… Ao top de 4 já vai…”

Pelados em Santos – Videoclip

Vira Vira – Ao Vivo (Domingão do Faustão) Rede Globo

Comentários

comentários