Secretaria de Segurança estuda reajuste salarial a categoria e modernização da polícia científica

23

Nesta quarta-feira (10/1) o vice-governador e secret√°rio de Seguran√ßa P√ļblica, Bosco Saraiva, reafirmou, o compromisso do Governo Amazonino Mendes com a Pol√≠cia T√©cnico-Cient√≠fica do Amazonas. Bosco disse que determinou estudos de impacto financeiro sobre o reajuste para a categoria dos peritos e adiantou propostas para melhorar a infraestrutura e o trabalho na √°rea, como a disponibiliza√ß√£o de um novo pr√©dio para o setor e a moderniza√ß√£o do Instituto de Identifica√ß√£o.

Na segunda-feira (8/1), o secret√°rio de Seguran√ßa bateu o martelo sobre as mudan√ßas no comando do Departamento de Pol√≠cia T√©cnico-Cient√≠fica (DPTC) e dos Institutos de Identifica√ß√£o, Criminal√≠stica e Instituto M√©dico-Legal (IML). O secret√°rio ressaltou que, em pouco menos de tr√™s meses de gest√£o, a seguran√ßa p√ļblica obteve avan√ßos com organiza√ß√£o.

Na pr√≥xima semana, Bosco Saraiva vai avaliar o projeto de moderniza√ß√£o e digitaliza√ß√£o do Instituto de Identifica√ß√£o, que est√° em fase de desenvolvimento pela Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam). Com a a√ß√£o, o governo estadual vai digitalizar todo o processo de retirada das carteiras de identidade e certid√Ķes de nascimento, com o registro biom√©trico das pessoas, e a digitaliza√ß√£o do acervo hist√≥rico do Estado. Com a digitaliza√ß√£o do processo, haver√° facilidades ainda para o trabalho de identifica√ß√£o no IML e at√© para os peritos, com mais condi√ß√Ķes de reconhecimento de autoria criminal por identifica√ß√£o de impress√Ķes digitais.

Saraiva disse que est√° em di√°logos com a categoria sobre as necessidades de reajuste e enfatizou que o governador Amazonino Mendes tem compromisso com a seguran√ßa p√ļblica, o que se expressa atrav√©s de medidas que beneficiam a Pol√≠cia Civil – como a extin√ß√£o da quinta classe de delegados e o pagamento da √ļltima parcela do escalonamento – a Pol√≠cia Militar e os bombeiros, como o pagamento do aux√≠lio-fardamento.

No final da tarde desta quarta-feira (10/1), Bosco Saraiva esteve reunido com representantes do Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Amazonas (Simpoeam). Uma nova reunião foi marcada para a próxima sexta-feira (12/1), quando a proposta do governo será novamente apresentada e discutida junto à categoria.

Novos Gestores ‚Äď Para a gest√£o do Departamento de Pol√≠cia T√©cnico-Cient√≠fica (DPTC) est√° sendo nomeado o perito Carlos Malom Alencar Queiroz. O Instituto de Identifica√ß√£o ser√° dirigido pelo perito Jorge Saraiva Soares e o Instituto de Criminal√≠stica pelo perito Mahatma Sonhara Ara√ļjo do Porto. O nome para o IML ainda est√° sendo avaliado.

Secretaria de Segurança estuda reajuste salarial a categoria e modernização da polícia científica - Imagem: Divulgação
Secretaria de Segurança estuda reajuste salarial a categoria e modernização da polícia científica РImagem: Divulgação

Coment√°rios