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Manaus, AM, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

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Secretários municipais são convocados para explicar a implementação da “Taxa do Lixo” na ALEAM

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O requerimento que pede o comparecimento dos secretários municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), Paulo Farias e Finanças (Semef), Lourival Praia a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para explicarem a implementação da Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares, conhecida como “Taxa do Lixo”, em Manaus, foi apresentado à Mesa Diretora da Casa, na manhã desta terça-feira (12), pela deputada estadual Joana Darc (PR).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A presidente da Comissão de Meio Ambiente Proteção dos Animais e Desenvolvimento Sustentável da Aleam, lembra no documento que a metodologia de cobrança da ´Taxa do Lixo´ é muito parecida com a já realizada no Imposto Predial e Territorial urbano (IPTU).

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“Onerado especialmente o contribuinte que reside em áreas carentes de Manaus, e já possuem dificuldades em manter o sustento básico de suas famílias”, destacou Joana.

Para Joana Darc, esse não é o momento de exigir que a população, sobretudo a mais carente, pague mais uma taxa. “O que vamos questionar, e isso, embasados no clamor popular, é de que forma esse novo tributo irá retornar em benefícios para a comunidade. Não adianta onerar as pessoas e não dá retorno em serviços públicos de qualidade”, ressaltou.

A republicana lembra que apesar de ter sido criada na gestão do então prefeito, Amazonino Mendes, a tarifa deveria ter sido repensada pelo atual prefeito Arthur Neto (PSDB).

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“Ele deveria ter adotado outra postura diante dessa Lei. Vivemos em uma cidade que tem deficiências em diversos setores, mesmo a população pagando altos tributos. Não vemos um retorno efetivo dos serviços oferecidos pela Prefeitura. O que precisa ser revisto é o tamanho da máquina”, ponderou Joana.

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No site da Prefeitura de Manaus consta apenas, que dos 500 mil contribuintes, 114 mil vão pagar a Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD). E que os valores serão cobrados entre domicílios residenciais e não residenciais.

Foto: Marinho Ramos/Semcom

Foto: Marinho Ramos/Semcom

Entre os residenciais, os valores variam de R$ 10 a R$ 90, definidos com base no volume de resíduos de cada local. Já os não residenciais ou comerciais, os valores variam entre R$ 30 e R$ 140, na remoção de resíduos que variam de 30 a 200 litros.

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“Precisamos olhar isso de perto, entendendo os valores, onde os recursos serão aplicados e quem serão os contribuintes atingidos pela cobrança. As informações disponibilizadas pela Prefeitura são muito vagas, a convocação do secretário nos ajudará a defender os interesses da população”, destacou.

*Com informações da assessoria

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