SEDUC abrir√° inscri√ß√Ķes para Escolas de tempo integral para 2017 com 6.682 vagas

79

Nessa sexta-feira (4) a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) anunciou o edital para o processo seletivo para ingresso nas escolas estaduais de Tempo Integral para o ano letivo de 2017.

Ser√£o 6.682 vagas oferecidas para 49 escolas em 20 entre Manaus e outros munic√≠pios. As inscri√ß√Ķes estar√£o dispon√≠veis no per√≠odo de 25 a 30 de novembro.

Das¬†vagas ofertadas, 5% s√£o destinadas aos candidatos com defici√™ncia na forma da Lei n¬ļ 8.113, de 24 de julho de 1991 e do Decreto n¬ļ 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Do saldo de vagas restantes, 75% ser√£o destinadas aos candidatos oriundos da rede p√ļblica de ensino do Estado e 20% aos candidatos de outras redes de ensino.

As inscri√ß√Ķes para os candidatos que desejam concorrer √†s vagas do 6¬ļ ao 9¬ļ ano do Ensino Fundamental e Ensino M√©dio (1¬ļ ao 3¬ļ ano) estar√£o dispon√≠veis em qualquer uma das escolas estaduais da SEDUC que tenham acesso on-line ao Sistema de Gest√£o Educacional do Amazonas (Sigeam). Para concorrer a uma vaga na modalidade de Ensino Fundamental nos anos iniciais (1¬ļ ao 5¬ļ ano) os respons√°veis devem realizar a inscri√ß√£o somente na escola de tempo integral onde desejam obter a vaga.

O resultado do processo seletivo ser√° divulgado pela Seduc a partir do dia 12 de dezembro, no mural das escolas participantes e no site da Seduc.

No momento da inscrição, o candidato ou seu responsável legal deverá apresentar os seguintes documentos: cópia e original do documento oficial de identificação (certidão de nascimento ou carteira de identidade); boletim escolar original, sem rasuras, contendo as notas até o terceiro bimestre ou equivalente do ano de 2016, com exceção dos alunos da rede estadual, cujas notas serão validade as diretamente no Sigeam; comprovante de residência (preferencialmente no nome do pai, da mãe ou do responsável legal) ou declaração de comprovação de endereço; documento de identificação oficial do responsável legal, quando o candidato for menor de idade.

Para as vagas de 1¬ļ ao 5¬ļ ano do Ensino Fundamental, ser√° necess√°rio apresentar tamb√©m: comprovante de renda da fam√≠lia, que poder√° ser feito por meio de declara√ß√£o de rendimentos, declara√ß√£o de imposto de renda ou comprova√ß√£o de participa√ß√£o da fam√≠lia em programas sociais do Governo Federal, Estadual ou Municipal; formul√°rio socioecon√īmico (fornecido pela escola); c√≥pia e original do documento oficial de identifica√ß√£o (certid√£o de nascimento ou identidade) dos demais dependentes em idade escolar, quando o respons√°vel legal pelo candidato declarar no formul√°rio socioecon√īmico.

O processo seletivo para as escolas de 1¬ļ ao 5¬ļ ano, segundo edital, levar√° em conta os seguintes crit√©rios: a proximidade residencial do candidato, devendo o mesmo residir em um dos bairros ou sub-bairros que estejam inclu√≠dos dentro do raio de atendimento da escola desejada; comprova√ß√£o de participa√ß√£o da fam√≠lia em programas sociais do governo federal; estadual ou municipal; maior n√ļmero de filhos do respons√°vel legal, em idade escolar na educa√ß√£o b√°sica; comprova√ß√£o de renda da fam√≠lia feita por meio de declara√ß√£o de rendimentos ou declara√ß√£o de imposto de renda. Em caso de empate, o crit√©rio de menor renda salarial da fam√≠lia ser√° considerado. Persistindo o empate, ser√° adotado o crit√©rio de menor idade do candidato, considerando ano, m√™s e dia de nascimento.

Para as escolas de tempo integral que ofertam a modalidade de 6¬ļ ao 9¬ļ ano e Ensino M√©dio, a proximidade residencial do candidato tamb√©m ser√° considerada, al√©m da m√©dia da somat√≥ria das notas dos componentes curriculares de L√≠ngua Portuguesa e Matem√°tica. As somat√≥rias das notas dever√£o seguir o padr√£o da rede estadual, sendo o m√≠nimo de 18 pontos e no m√°ximo 30 pontos at√© o 3¬ļ bimestre. Havendo empate, ser√° adotado o crit√©rio de menor idade do candidato.

As matrículas dos candidatos aprovados no processo seletivo serão realizadas no período de 4 a 6 de janeiro de 2017, no horário das 8h às 17h.

A relação das escolas estaduais de Tempo Integral com vagas disponíveis, bem como a relação de documentos para a efetivação da matrícula poderão ser consultadas no Edital PS-ETTIS 2017-1.

Coment√°rios