Segundo estudo, usar emoticons em e-mails de trabalho indicam incompetência

26

Ao contrário do que os pesquisadores esperavam, o uso das carinhas sorridentes não aumentou a percepção de cordialidade

A dica é simples: não use emoticons em emails no ambiente de trabalho. Pelo menos, essa é a conclusão de um estudo da Universidade Ben Gurion, em Israel. Além de fazer com que o autor da mensagem pareça incompetente, os emoticons dificultam o trabalho em equipe.

A pesquisa foi publicada na revista “Social Psychological and Personality Science” e foca nas regras implícitas que regem o ambiente de trabalho e o uso de emoticons. Ao contrário do que os pesquisadores esperavam, o uso das carinhas sorridentes não aumentou a percepção de cordialidade e ainda causou uma péssima primeira impressão entre os colegas de trabalho.

Loading...

O experimento foi conduzido com 549 participantes de 29 países diferentes, segundo o site da CNN. Ao receberem mensagens com conteúdos similares, os entrevistados tinham que avaliar a impressão que tinham do autor do email. Quando o texto vinha acompanhado de smiles, as pessoas não eram consideradas mais simpáticas, apenas menos competentes.

Não apenas isso, mas ao responderem a correspondência, os participantes do estudo compartilhavam menos informações com as pessoas que usavam emojis do que com as que escreviam o texto simples, sem esse tipo de recurso visual.

Segundo estudo, usar emoticons em e-mails de trabalho indicam incompetência / Divulgação
Segundo estudo, usar emoticons em e-mails de trabalho indicam incompetência / Divulgação

Fonte : Metrópoles

Comentários

comentários

Curte nosso conteúdo?!

Receba as notícias diretamente no seu e-mail: