Home Notícias Manaus Segundo pesquisa, de 7 bancas do T5, 6 estão infectadas com coliformes fecais

Segundo pesquisa, de 7 bancas do T5, 6 estão infectadas com coliformes fecais

2 min - tempo de leitura
110

Uma pesquisa pra lá de reveladora, realizada pela nutricionista Noemi Tamborine, revelou que de sete bancas de churrasco no Terminal 5 de Manaus, seis estão infectadas com coliformes fecais. Bactérias encontradas nas fezes humanas e de animais.

A nutricionista conta que fez a análise de micro-organismos relacionados a coliformes totais e fecais nas sete bancas que coletou as amostras. Para encontrar os resultados, a profissional levou em conta as barracas de churrasco do Terminal 5, localizado na avenida Cosme Ferreira, bairro São José Operário, Zona leste de Manaus.

A nutricionista Adelaide Araújo, não envolvida com a pesquisa, explica que, com o alimento exposto, eles ficam suscetíveis as bactérias em fezes secas de pombo, por exemplo, que viajam por meio da poeira. Atualmente no Terminal 5 atuam 107 ambulantes cadastrados junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc). Os dados são do próprio órgão.

O infectologista do Laboratório Sabin de Análises Clínicas Marcelo Cordeiro afirma que, normalmente, os alimentos vendidos no comércio informal não sofrem inspeções dos órgãos de fiscalização e que por isso, os riscos de contaminação são maiores. Ele informa que as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados.

De acordo com o especialista, existem centenas de tipos de DTA, mas as mais frequentes são as causadas por bactérias, como salmonelas e coliformes fecais, além de vírus, como rotavírus e norovírus. “Os principais sintomas de uma DTA são náusea, vômito e diarreia, mas podem também surgir dores abdominais e febre”, explica Cordeiro.

Terminal 5 / Foto : Divulgação
Terminal 5 / Foto : Divulgação
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

Ao contrário do que noticiado na CNN, Governador Wilson irá receber também as 50.000 doses de SP

Wilson Lima vai a São Paulo receber vacinas contra Covid-19 e afirma que Estado está prepa…