Home Notícias Amazonas Sejusc oferece apoio a instituições que amparam pessoas com Síndrome de Down

Sejusc oferece apoio a instituições que amparam pessoas com Síndrome de Down

2 minutos lido
26

A Semana Estadual de Orientação e Conscientização à Síndrome de Down, que ocorre entre os dias 21 a 28 de março, foi instaurada no Amazonas em julho de 2019 com intuito de dar visibilidade e minar o preconceito a essa população. Em alusão à semana e ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) reforça o amparo e apoio a instituições parceiras que cuidam dessa pauta.

As instituições cadastradas na pasta recebem auxílio do Governo do Amazonas, conseguindo assim manter seus profissionais, que prestam serviços e apoio gratuito às comunidades. Além disso, a Sejusc oferece às Pessoas com Deficiência (PcDs) cadastradas na pasta, atendimento com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e atividades pedagógicas, por meio dos projetos disponibilizados na sede do Núcleo PcD, na rua Salvador, 456, Adrianópolis, zona centro-sul.

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, reforçou que a Secretaria não mede esforços para desempenhar seu trabalho, oferecendo suporte, projetos e celebrando as datas comemorativas que são de extrema importância nessa luta.

“Fazemos o possível para inserir a Pessoa com Deficiência (PcD) na sociedade, oferecendo atendimentos, projetos e garantindo os direitos dessa população. Com isso, a comemoração destas datas é de extrema relevância, pois a população precisa valorizar o cromossomo 21, conhecido como o cromossomo do amor”, informou.

Segundo a secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, essas datas são de extrema importância, pois é o momento onde a pessoa com Síndrome de Down ganha visibilidade.

“Por conta dessas datas, com o passar dos anos vamos conscientizando um maior grupo. Assim, conseguimos incluir e dar visibilidade a essas pessoas na sociedade e desmistificar o preconceito da população. Então é muito importante termos essa semana. Ainda que seja algo pequeno e simbólico, representa uma conquista”, disse.

Fotos: Divulgação/Sejusc (fotos anteriores à pandemia de Covid-19)

Parceiros – De acordo com a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Socorro Barros, a parceria com a Sejusc é uma força para todas as pessoas com Síndrome de Down.

“Esse apoio da Sejusc é uma forma de mostrarmos para a sociedade quem são essas pessoas, como vivem e suas dificuldades. Além disso, somos muito gratos pela parceria e pela ajuda que recebemos, nesse ano em especial, em que estamos enfrentando tantas dificuldades”, informou.

O presidente da Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam), Omar Maia, destacou que a Sejusc, como parte fundamental na assistência social do Estado, possibilita a divulgação da associação.

“A Sejusc tem um alcance maior que as instituições sozinhas. Ela consegue ajudar a divulgar as associações, sendo uma ótima oportunidade de conscientização da população, mostrando que essas pessoas são capazes de fazer tudo que elas quiserem e puderem”, afirmou.

Fotos: Divulgação/Sejusc (fotos anteriores à pandemia de Covid-19)

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Mulher morre após teste clandestino com nebulização de hidroxicloroquina em Manaus

Em meados de fevereiro, o auxiliar de produção Kleison Oliveira da Silva, 30, apreensivo, …