Home Notícias Amazonas Sem bancada de deputados federais e senadores fortes para lutar pela ZFM, podemos dar adeus a milhares de postos de emprego

Sem bancada de deputados federais e senadores fortes para lutar pela ZFM, podemos dar adeus a milhares de postos de emprego

3 min - tempo de leitura
10

Pioneira no polo de concentrados da Zona Franca de Manaus, tendo, com o tempo, atraído outras empresas e fornecedores para o polo industrial, a fábrica de concentrados da Coca-Cola Brasil, ameaça deixar o Brasil, caso não recupere o subsídio concedido pelo Governo Federal.

O assunto foi abordado pelo deputado Serafim Corrêa (PSB), durante discurso no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), na manhã desta terça-feira (21), a partir de matéria publicada pela Folha de São Paulo.

“A Coca-Cola é a maior exportadora entre as empresas instaladas na Zona Franca de Manaus. A renúncia fiscal é o que segura a ZFM, essa foi a concepção do modelo. E essa renúncia vem sendo reduzida progressivamente, quando a Recofarma se instalou aqui a renúncia era de 40%, depois caiu para 20% e agora o Governo Federal reduziu para 4%. Ora, 4% de incentivo fiscal não atrai nenhuma empresa para Manaus, dada as dificuldades de logística, de transporte, de porto e aeroporto”, avaliou Serafim.

A advertência da empresa Coca-Cola ocorre quase três meses após o presidente da República Michel Temer (MDB) publicar decreto alterando a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 20% para 4%. A renúncia fiscal concedida às empresas localizadas na ZFM está prevista em legislação para atrair desenvolvimento e empregos para a região.

A Coca-Cola na Zona Franca de Manaus / Foto : Divugação

“Entre produzir aqui e produzir no exterior, segundo a Folha, a Coca-Cola vai produzir no Uruguai, no Paraguai, vai produzir em outros países, e óbvio, as consequências da saída de uma empresa desse porte, será devastador. Isso revela a insegurança jurídica do nosso principal modelo de desenvolvimento. Eu lamento tudo isso e me manifesto em defesa do único modelo que temos e é ele que tem aguentado a economia do nosso estado”, concluiu Serafim.

Sem incentivo fiscal na ZFM, Coca-Cola ameaça deixar o país / Foto: Marcelo Araújo
Sem incentivo fiscal na ZFM, Coca-Cola ameaça deixar o país / Foto: Marcelo Araújo

Com informações da Assessoria do Deputado

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Aleam antecipa pauta da próxima semana com oito Projetos de Lei e cinco vetos do governo

  A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai colocar em votação, na próxima sem…