Seminário sobre Políticas Culturais acontece no Museu da Amazônia do Largo

12

Os debates sobre políticas públicas para Cultura ganham força, paralelo às Eleições Municipais do Conselho de Cultura de Manaus – ConCultura. Nesse contexto surge o Seminário Pacto Pela Cultura que acontecerá no próximo sábado (8) a partir das 16h no Museu da Amazônia – Musa do Largo.

O seminário surge com o objetivo de apresentar o legado de 14 anos do ConCultura, discutir propostas dos candidatos envolvidos na Eleição 2017, além de escutar, refletir e atualizar as necessidades reais do setor cultural. Durante o seminário será construído um documento denominado “Pacto pela Cultura”, onde constará as propostas das candidatas e candidatos, um diagnóstico das políticas públicas municipais e assinatura das organizações e sociedade firmando o compromisso com uma agenda de prioridades durante a gestão do biênio 2017/2019.

A programação do evento conta com o credenciamento dos candidatos habilitados às cadeiras do Conselho Municipal de Cultura, uma apresentação do Conselho Municipal de Cultura e os novos desafios para os próximos conselheiros, apresentações das propostas das candidatas e candidatos que concorrerão às cadeiras de Teatro e Circo, Cultura Popular, Dança, Música, Literatura, Cultura Étnica, Artes Visuais e Audiovisual, apresentação breve da trajetória e engajamento dos candidatos, informações, considerações, questionamentos e observações por parte do público presente. Por fim assinatura do pacto e encaminhamento ao Presidente do Conselho Municipal de Cultura, ao Presidente da Fundação Municipal de Cultura e Eventos e ao secretário de Estado da Cultura.

ConCultura

Loading...

O ConCultura foi criado pela Lei N° 710 de 3 de setembro de 2003 juntamente com o Fundo Municipal de Apoio à Cultura Artística, vinculado diretamente ao Chefe do Poder Executivo Municipal. Sua atuação é deliberativa, normativa e consultiva, no âmbito das atividades culturais e artísticas exercidas em Manaus. Os recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura Artística são administrados pelo ConCultura, composto pelo Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, e de forma paritária, por 08 (seis) conselheiros representantes do Poder Executivo Municipal e por 08 (seis) conselheiros indicados pelas entidades representativas das categorias artísticas sediadas no município de Manaus por meio de eleição.

“Esse pacto é exclusivamente para criar uma interação entre os setores criativos e os candidatos dos diversos segmentos ao ConCultura. Somente por meio de diálogos poderemos entender as demanda apontadas pelo setor audiovisual e demais fazedores de cultura”, afirma a candidata à cadeira de audiovisual Michelle Andrews. A candidata Carla Conorí na disputa pela cadeira de Cultura Popular também destaca que “Manaus é um território onde todas as manifestações da cultura popular brasileira se encontram. A cadeira de Cultura Popular possibilitará que os movimentos, grupos em sua diversidade e pluralidade sejam também protagonistas. Esse processo integrará várias linguagens artísticas que utilizam a oralidade para a criação de tecnologias sociais somadas aos saberes tradicionais. Tudo isso garante a preservação e manutenção do patrimônio material e imaterial. Entendido tamanha importância dessa cadeira, assumimos o compromisso com o Pacto pela Cultura”

O Seminário Pacto pela Cultura é aberto ao público em geral e emitirá certificado como atividades extracurriculares. A iniciativa partiu das candidatas e candidatos ao ConCultura:Carla Conorí, Francis Madson, Michelle Andrews, Paulo Trindade e Rojefferson Moraes. aberto ao público em geral e certificará como atividade .

Bloco do Frei 2017 / Divulgação
Bloco do Frei 2017 / Divulgação

Comentários

comentários