Home Notícias Amazonas Serviço da Sejusc de emissão de RGs em domicílio atende idosos com dificuldade de locomoção

Serviço da Sejusc de emissão de RGs em domicílio atende idosos com dificuldade de locomoção

5 min - tempo de leitura
46

Equipes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizaram, nesta terça-feira (18/08), a emissão de documentos para quatro idosos, sendo três deles com dificuldades de locomoção. Um deles possui 101 anos, enquanto a esposa tem 91 anos idade. O serviço em domicílio é oferecido pela Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc.

Um dos casos atendidos pela Sejusc foi na rua do Rosário, bairro São Raimundo. Em uma única residência, a equipe reuniu os dados para emitir RG de um idoso de 101 anos, Mário Bernardo Nascimento, da idosa Denize Barrozo do Nascimento, de 91 anos, e do filho do casal, Francisco Barrozo do Nascimento, de 71 anos. Por conta da idade avançada, os idosos apresentam problemas para sair de casa e recebem auxílio dos filhos e de cuidadoras.

O aposentado João Barrozo, de 69 anos, contou que o serviço é de grande importância para a população. “Eles estão precisando para ter a documentação, para o recebimento, para o transporte, então, você tem que estar com os documentos em dia e regularizados. Eu acho muito importante porque devido à idade dos meus pais a melhor forma é ir até a residência”.

Outro atendimento ocorreu na avenida Brasil, bairro Compensa, zona oeste, na residência do idoso Manoel Antônio Falcão Barros, de 61 anos. Devido a uma compressão medular que afetou os membros superiores e inferiores, Manoel perdeu o controle das mãos, o que dificulta assinatura de documentos e benefícios. A esposa, Maria das Graças Ribeiro da Gama, conta que a limitação passou a exigir outro tipo de carteira de identidade.

“A gente tinha muita dificuldade até porque a gente chegava no banco e sempre queriam que ele assinasse e, quando olhavam para a identidade dele, falavam que a identidade não servia mais. Para mim foi ótimo porque ajuda a família toda. Então, você chegar em um local e você não poder mostrar que é um cidadão, isso é complicado”, destacou.

Atendimento – O secretário William Abreu, titular da Sejusc, explicou que o serviço é feito por meio de agendamento no Núcleo PcD, localizado na rua Salvador, bairro Adrianópolis. Posteriormente, após análise de documentos, é marcada a ida da equipe até a residência do solicitante para coletar as digitais e emitir o documento.

A secretária executiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, acrescentou que o trabalho se estende para idosos. “Hoje, o serviço de emissão de RG em domicílio é muito importante não só para as Pessoas com Deficiência, que não podem comparecer à secretaria para fazer o documento, mas também para a pessoa idosa. Muitos têm a mobilidade reduzida, não conseguem sair de casa ou têm dificuldades para entrar no carro, ou a família não tem um meio de transporte próprio. Essa parte é que a secretaria atua, fazendo com que todas as pessoas tenham acesso ao direito”.

Para agendamento da emissão de documentos para idosos ou PcDs com dificuldade de locomoção, é necessário apresentar os comprovantes no Núcleo PcD da Sejusc de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h. Os documentos são:

– Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia)

– CPF (original e cópia)

– 3 fotos 3×4 (primeira via); 2 fotos 3×4 (segunda via)

– Laudo médico (em caso de PcDs)

– Caso o solicitante seja criança ou adolescente, é necessário o documento de um responsável.

 

FOTOS: Raine Luiz / Sejusc

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Roger Siqueira
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

No Dia Internacional do Idoso, prefeitura alerta para cuidados com atividades e prevenção à Covid-19

  A atenção à saúde física e mental das pessoas idosas é pauta prioritária na gestão …