Home Notícias Amazonas Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, tem programação na rede estadual

Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, tem programação na rede estadual

7 min - tempo de leitura
19

O Comitê Gestor de Prevenção ao Suicídio divulgou, neste domingo (1º/09), uma série de atividades, como videoconferências, palestras e rodas de conversa, na capital e interior, para sensibilizar e conscientizar a população, durante a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Jovens, idosos, população indígena e LGBTQ+ estão entre o público-alvo da campanha da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

Setembro Amarelo

Os 62 municípios do Amazonas receberão videoconferências sobre a prevenção ao suicídio nas escolas estaduais. A atividade é destinada a qualificar professores, profissionais da assistência e saúde sobre o tema.

Ao longo do mês de setembro, os Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caics) farão palestras e rodas de conversas direcionadas ao público infantil e jovem. Enquanto isso, nas policlínicas os adultos e idosos também são parte do público-alvo da campanha.

As populações mais vulneráveis estão no centro do Setembro Amarelo, mas todos os públicos receberão orientações durante a programação, informou a coordenadora do Comitê Gestor de Prevenção ao Suicídio, Luciana Diederich.

“O nosso público, no sentido do usuário, de quem tem mais vulnerabilidade para a nossa região é o indígena, o jovem, o idoso, LGBT e pessoas com transtorno mental, por serem os segmentos mais vulneráveis, mais suscetíveis, conforme os indicadores”, disse a coordenadora.

Oficina – De acordo com os dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), de 2016 a 2018 ocorreram 628 óbitos por suicídio no Amazonas. Três municípios lideram as ocorrências – Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga. Os municípios foram escolhidos para receberem oficinas de qualificação.

As inscrições são destinadas aos profissionais dos setores de saúde, assistência, justiça, segurança, educação, movimentos sociais indígenas e não indígenas. A capacitação ajudará os profissionais a identificar os casos de automutilação, tentativa de suicídio e suicídio. As inscrições podem ser feitas nas secretarias municipais de saúde de cada município.

“Vamos abordar também a linha de cuidado no território, como está o fluxo para as tentativas de suicídio, qual é o cuidado que tem ofertado no município, principalmente na população indígena”, disse a coordenadora.

Como ajudar? – Para quem está precisando de ajuda, deve-se procurar acompanhamento nos 24 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) no Estado e nas Unidades Básicas de Saúde mais próxima da residência; Corpo De Bombeiros (193), Centro de Valorização à Vida- CVV (188) e Samu (192) devem ser acionados.

Como perceber? – De acordo com Luciana Diederich, os sinais podem ser percebidos por familiares, colegas de trabalho e amigos. “As pessoas vão sinalizando, comentam, não só se comportam, se isolam mais, mas também verbalizam de ‘não querer mais viver’, ‘a vida está ruim’. Então, algumas coisas são indicativos e sinalizam. O comportamento das pessoas muda”, alertou a coordenadora.

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO

CAIC Ana Braga

Mês de Setembro
Painéis interativos no salão;
Roda de conversa uma vez na semana com psicólogos, enfermeira e assistente;
Distribuição de textos sobre o tema.

CAIC Moura Tapajós

04/09 e 12/09 – Palestra Educativa – Equipe de Estágio Psicossocial CAIC MT sob supervisão do Serviço Social;

20/09, 26/09 e 30/09 – Panfletagem, palestra educativa e Roda de Conversa com servidores dos dois turnos;

Policlínica Danilo Corrêa

Palestras
18/09 às 09h – Professora Enfermeira Katia Lemos e alunos, Psicóloga Francilane Mendes.
18/09 às 15h – Psicóloga Ione Santos, Psicóloga Francilane Mendes.
19/09 às 9h – Professora Enfermeira Edna e alunos, Psicóloga Francilane Mendes.
19/09 às 15h – Psicóloga Ione Santos

Policlínica José Lins

Mês de setembro
Palestras em três escolas da comunidade do bairro da Redenção

Policlínica Zeno Lanzini

18/09 – Roda de conversa sobre Depressão e o Panorama do Suicídio No Amazonas e sobre o tema “Antes de cuidar do outro preciso cuidar de mim”; Leitura de textos e poesias para o enfrentamento do Suicídio; Zumba Amarelo-Falar e Dançar, é a Melhor Solução;
20/09 – Roda de Conversa Depressão e Suicídio.

Teleconferências

03/09 – Prevenção do suicídio nas escolas: identificação, manejo e encaminhamento
Palestrante: psicóloga Luziane Costa Unip

11/09 – Suicídio: uma epidemia silenciosa e silenciada
Palestrante: psicóloga Horleans Pereira NAVIMA

18/09 – Automutilação e Ideação Suicida
Palestrante: psicóloga Silvana Nascimento CRDQ

25/09 -Suicídio de idosos e relações familiares: Impactos na saúde mental
Palestrante: psicóloga Denise Gutierrez Ufam

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Aleam antecipa pauta da próxima semana com oito Projetos de Lei e cinco vetos do governo

  A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai colocar em votação, na próxima sem…