Significado da express√£o “Fazer um programa de √≠ndio”

8309

Voc√™ ai sabe o que significa a express√£o “Fazer um programa de √≠ndio?”. Voc√™ sabia que essa express√£o tem diversos significados de acordo com a cidade da pessoa e sua cultura?

Aqui na europa tenho tido a oportunidade de conhecer brasileiros de v√°rias partes do Brasil, ent√£o, volta e meia largo um amazon√™s pela conversa e todo mundo se olha at√© que algu√©m pergunta: Mas o que √© isso? √Äs vezes s√£o apenas invers√Ķes de signfiicados tipo “bala” e “bombom”,o que n√≥s chamamos de balas eles chamam de bombons e vice versa. Ent√£o tenho que dizer que pra gente “bombom √© tipo halls”, e “bala √© de chocolate”. Outras vezes por√©m s√£o palavras totalmente diferentes tipo : carapan√£/muri√ßoca/pernilongo, mas , mesmo essas na conversa voc√™ consegue perceber o significado e todos aprendemos… E outras vezes s√£o express√Ķes iguais, mas com o significado totalmente diferente, por exemplo: Programa de √ćndio!

No Amazonas é Assim - Não permitamos que nossas crianças sintam vergonha de suas raízes
No Amazonas é Assim РNão permitamos que nossas crianças sintam vergonha de suas raízes

Essa expressão já começa a me dar uma crise existencial! Será que não sei mais o que é um programa de índio? Ué, basta eu ser eu mesmo!

A ideia que eu tinha de programa de índio era:

Fazer um programa simples, sem muito luxo.

Por exemplo: Hoje s√≥ quero ficar o dia inteiro me embalando nessa rede e co√ßando a minha frieira. Ou, hoje s√≥ quero passear, sem rumo certo… fazer muitas coisas simples, como andar pelo parque, ir ao cinema, tomar banho de cachoeira, comer tapioca, tomar a√ßa√≠… correr na pra√ßa, se sujar, comer kik√£o… andar descal√ßo…. n√£o estar nem a√≠ se estiverem me achando um louco! S√≥ quero √© ser feliz ūüôā

Outras vezes j√° usei a express√£o de “programa de √≠ndio” para dizer:

 Fazer algo que todo mundo faz

Por exemplo, ir em Roma e passar no Vaticano… ir em Paris e tirar foto na Torre Eiffel, ir no Rio de Janeiro e tirar foto no Cristo Redentor, sabe? Coisas que todo mundo faz, aquilo que chamamos de coisas manjadas.

 

Porém, pra uma amiga de São Paulo e uma amiga Curitiba elas me disseram que programa de índio era:

uma programa√ß√£o que tinha tudo pra ser grande e no final n√£o foi, ou seja, uma atividade que foi/√© uma “roubada”.

Por exemplo, voc√™ combina com v√°rios amigos para irem em uma festa que ser√° “chibata” e ao chegar l√°, percebem que s√≥ tem voc√™s…. Ent√£o voc√™s j√° sabem que aquilo foi programa de √≠ndio, as vezes usam tamb√©m a express√£o “indiada”, me disseram ainda que outras vezes elas usam s√≥¬† : coloca o teu cocar!!! Aqui no amazonas dizemos que esse tipo de coisa √© uma “barca furada”.

E mano, nem vai que vai ser mó barca furada!

 

Que complicado, n√£o??!! Tantos significados para uma mesma express√£o! E voc√™, conhecia esses significados? Qual das 3 defini√ß√Ķes voc√™ mais usa? Conheces outras!?

Coment√°rios