Inicial Notícias Internacional “Somos os sonhos mais ferozes dos nossos antepassados”. Foto está girando o mundo

“Somos os sonhos mais ferozes dos nossos antepassados”. Foto está girando o mundo

2 minuto de leitura
0
100

Uma foto muito emblemática está girando o mundo. Nela, um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Tulane, nos EUA, aparece de punho erguido em uma antiga fazenda de escravos. A foto, com uma legenda poderosa, ilustra a “resiliência ancestral” e todas as dificuldades raciais que os negros americanos tiveram que por anos lutar para conquistar seus direitos e espaços.

A ideia da foto na frente partiu de Russell Ledet, que reuniu os colegas para o clique em que todos eles aparecem usando jalecos brancos. Antes era uma fazenda de escravos, hoje em dia, o local hospeda um museu sobre a história da escravidão nos Estados Unidos.

“Somos os sonhos mais ferozes dos nossos antepassados”, escreveu a estudante Sydney Labat. “Como médicos em treinamento, estávamos nos degraus do que antes era o local de escravos para nossos ancestrais. Essa foi uma experiência tão poderosa e me levou às lágrimas. Para os negros que seguem uma carreira na medicina, continuem. Para toda a nossa comunidade, continuem se esforçando. A resiliência está no nosso DNA”.

“Minha filha de 8 anos disse: ‘Pai, significa muito ser um médico negro na América. Se você pensa sobre onde começamos … chegamos longe ”, explica ele. “Eu estava tipo ‘Você está certa, acho que mais de nós devemos ver isso”, disse ele à People.

Dessa forma, Russell propôs a ideia aos colegas, destacando como a imagem poderosa ilustraria “a conexão entre o passado e o presente da América”, além de promover a união entre os alunos, enquanto eles seguiam uma carreira que, segundo ele, carece de diversidade.

“Para nós, a luta na faculdade de medicina é real”, disse. “Todos nós seremos médicos, mas, além disso, todos nós seremos médicos negros”.

Estudantes negros de medicina posam para foto em antiga fazenda de escravos. / Foto : Reprodução Instagram
Estudantes negros de medicina posam para foto em antiga fazenda de escravos. / Foto : Reprodução Instagram

Comentários

Carregue Mais Notícias Relacionadas
Comentários estão fechados.