Star-D uma alternativa amazonense de transporte de massa

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O projeto, batizado de Star-D, foi desenvolvido pelos engenheiros amazonenses Ant√īnio Le√£o, Ol√°vo Tapaj√≥s e Luiz Cla√ļdio Alencar. O Star-D √© uma alternativa¬† mista que extrai o melhor do BRT e do Monotrilho. Em rela√ß√£o ao transporte, ele se assemelha na quest√£o de custo com o BRT e na rela√ß√£o da capacidade de movimenta√ß√£o de passageiros por hora se assemelha ao monotrilho.

Novo modal de transporte de massa é criado no Amazonas Reprodução
Novo modal de transporte de massa é criado no Amazonas
Reprodução

A grande vantagem desse modal de transporte é que ele é menos agressivo ao meio ambiente, pois a desapropriação de pessoas e espaços na cidade para implantação do sistema é menor. Além disso, pode ser considerado ecologicamente correto, ao usar o Gás Hélio para o dirigível e o Gás Natural Veicular (GNV) para acionar as turbinas do veículo. O projeto é conceitual, mas já está patenteado e devidamente registrado e reconhecido.

‚ÄúA ideia do projeto Star-D surgiu de um amplo processo de estudos e pesquisas em busca de uma resposta para viabilizar uma outra alternativa para tratativa do problema cr√īnico de mobilidade urbana existentes nas grandes cidades. Logo, n√£o se poderia deixar a cidade de Manaus fora deste contexto problem√°tico‚ÄĚ, afirma um dos autores do projeto, Olavo Tapaj√≥s.

Segundo os engenheiros, o projeto √© diferente de tudo que j√° foi pensado para a cidade, justamente por isso foi feito sob medida. Ant√īnio Le√£o observou que as autoridades locais como a Prefeitura de Manaus e o governo do Estado t√™m focado na solu√ß√£o, levando em considera√ß√£o duas grandes alternativas, respectivamente, j√° devidamente consagrados mundialmente, que s√£o o BRT e o monotrilho.

‚ÄúTodavia, sabe-se que o projeto do monotrilho apresenta muitas desvantagens que acabam inviabilizando a sua implanta√ß√£o. Por√©m, o projeto BRT tem v√°rias vantagens que o colocam como a principal alternativa de implanta√ß√£o em v√°rias cidades do mundo. Entretanto, o projeto Star-D √© uma alternativa inovadora, com um custo pr√≥ximo ao do BRT, e a capacidade de movimenta√ß√£o de passageiros equivalente ao monotrilho‚ÄĚ, afirma o engenheiro.

Os respons√°veis pelo projeto estimam os custos aproximados do projeto Star-D entre US$ 20 e US$ 40 milh√Ķes por quil√īmetro constru√≠do. ‚ÄúEspera-se uma redu√ß√£o no custo da tarifa, at√© porque o Star-D tende vai movimentar um maior n√ļmero de passageiros, de 20 a 60 mil por hora, facilitando a redu√ß√£o no custo da tarifa‚ÄĚ, garante.

 

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