Startup amazonense está revolucionando o mercado nacional conectando os veículos na nuvem

783

Uma pequena fagulha basta para iniciar um incêndio. E essa fagulha iniciou em 2014 quando Expedito Belmont, em função de uma péssima experiência com a vistoria do mecânico em seu carro, resolve transformar o scanner dos mecânicos em um aplicativo.

Para selar a ideia, seu projeto ganhou três prêmios na sequência: Grand Prix Senai de Inovação, o Sinapse da Inovação, realizado pela Fundação Certi, e o Edital Senai de Inovação. Até então o projeto envolvia a telemetria de veículos. Expedito apresentou o sonho a dois amigos antigos da Escola Técnica Federal do Amazonas e chamou ambos para abraçar esse sonho com ele: o engenheiro de software Rodrigo Bezerra e o publicitário Marcio Pessoa.

Expedito Belmont e Marcio Pessoa na primeira semana de aceleração da Darwin Starter
Expedito Belmont e Marcio Pessoa na primeira semana de aceleração da Darwin Starter

Com o mvp em mãos, esse trio se inscreveu na Darwin Starter, a melhor aceleradora de Florianópolis, que possui 4 parceiros corporativos gigantes: a Neoway (maior empresa de Big Data do país), a CNseg par (braço da Confederação Nacional das Seguradoras, responsável por investimento em inovação), a RTM (maior prestadora de infraestrutura para a Bolsa de Valores do país) e a B3 (a própria Bolsa de Valores).

Foram 4 etapas rigorosas, concorrendo com mais de 300 startups inscritas do Brasil inteiro, até serem escolhidos para participar do Batch 3 com mais outras 9 empresas.

Demo Day Darwin Starter realizado no CUBO, em São Paulo. Pitch sendo apresentado por Márcio Pessoa
Demo Day Darwin Starter realizado no CUBO, em São Paulo. Pitch sendo apresentado por Márcio Pessoa

Dentro da aceleradora e em contato direto com grandes profissionais de inovação, esses profissionais começaram a ampliar o horizonte, enxergando grandes oportunidades no segmento de carros conectados (seguro auto, rent a car, frotas, particular, etc.).

A empresa mudou o nome de EasyOBD para DriveOn, focaram inicialmente no Seguro de Automóvel e chegaram, nos meses de aceleração, a resultados sensacionais, com milhares de carros conectados à plataforma. Também viraram notícia em jornais amazonenses (A Crítica, Em Tempo, FAPEAM, Band Difusora, Rede Amazônica, Rádio Rio Mar) e carioca (Jornal O Dia – que, inclusive, ganhou ontem, 29 de novembro de 2017, o Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros 2017 com a matéria feita com a DriveOn), construíram network com grandes corporações e estão em negociação com investidores de nível nacional e internacional.

Expedito Belmont, Marcio Pessoa, a turma do Batch 3 e o board da Darwin Starter
Expedito Belmont, Marcio Pessoa, a turma do Batch 3 e o board da Darwin Starter

A aceleração começou em junho desse ano e o ciclo se encerrou há dois dias atrás, exatamente no dia 28 de novembro de 2017, com a apresentação dos resultados para grandes empresas e investidores no auditório da CUBO em São Paulo.

E uma semana antes, eles também apresentaram seu “pitch” (apresentação de 5 minutos) para mais de 500 pessoas no auditório da ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia.

24º Meetup Startup SC – Pitch DriveOn realizado por Márcio Pessoa em Florianópolis
24º Meetup Startup SC – Pitch DriveOn realizado por Márcio Pessoa em Florianópolis

É o Amazonas apresentando sua veia empreendedora nos dois principais ecossistemas de inovação do Brasil.
Apesar de estarem conquistando o Brasil, esses cabuquinhos não perderam o elo com o Amazonas. Outros profissionais também se uniram a essa empreitada e montaram um núcleo da DriveOn na incubadora da UniNorte.

A intenção deles é compartilhar toda a experiência dessa empreitada no ecossistema de inovação de Santa Catarina com os estudantes e os profissionais de Manaus, fortalecendo o ecossistema de inovação amazonense.

E a DriveOn não para por aí! Ela está na final do projeto de inovação da Ford e começa a expandir sua tecnologia aos segmentos de frota e rent a car nos próximos meses, além de continuar escalando no mercado de seguro de automóveis.

Para saber mais sobre a DriveOn, acompanhe a página deles no Facebook e o site.

Ah, a DriveOn está concorrendo ao prêmio Jaraqui Graúdo como startup do ano. Se gostou dessa jornada dos nossos maninhos, então dá um voto lá pra eles! Vamos estimulá-los a continuar dando orgulho para o Amazonas perante o mercado nacional e , em breve, internacional.

Comentários

Receba nossas atualizações em seu e-mail: