Sucundurí, em Apuí, está em situação de “emergência” pela cheia do rio

42

O distrito de Sucundurí, localizado a 100 quilômetros da sede do município de Apuí, na calha do rio Madeira, a X quilômetros de Manaus, entrou em “Situação de Emergência” devido a cheia do rio. A informação foi divulgada pela Defesa Civil do Estado, que faz avaliação técnica de danos para atendimento.

Ao todo, 300 famílias são afetadas. Desse total, 54 ficaram desabrigadas e desalojadas. Parte está em casas de parentes e outra parte foi levada para uma escola e o Centro Social da cidade - Imagem : Divulgação
Ao todo, 300 famílias são afetadas. Desse total, 54 ficaram desabrigadas e desalojadas. Parte está em casas de parentes e outra parte foi levada para uma escola e o Centro Social da cidade – Imagem : Divulgação

Na manhã da última quarta-feira (28), em Manaus, o secretário adjunto da Defesa Civil do Amazonas, Hermógenes Rabelo, fez um acordo com o prefeito de Apuí, Antônio Roque, para enviar ao município apoio técnico do órgão. “Nós vamos deslocar uma equipe técnica da Defesa Civil do Estado para que possa realizar um levantamento das reais necessidades das famílias que moram nessa comunidade”, afirmou Hermógenes Rabelo.

Ao todo, 300 famílias do distrito de Sucundurí são afetadas pela inundação. Desse total, 54 ficaram desabrigadas e desalojadas. Parte está em casas de parentes e outra parte foi levada para uma escola e o Centro Social da cidade. A Defesa Civil Municipal já prestou o primeiro atendimento às famílias com ajuda humanitária e o deslocamento para as áreas seguras.

Estado de Alerta

Com a evolução do cenário da enchente, a Defesa Civil do Amazonas também emitiu hoje (28), por meio do Centro de Monitoramento e Alerta do órgão (CEMOA), “Estado de Alerta” para toda a calha do rio Madeira, considerando o aumento do nível do rio, bem como o transbordamento de áreas em Manicoré e Apuí. O “Alerta” abrange os seis municípios da calha: Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí, Borba e Nova Olinda do Norte.

Situação de Emergência

1. Apuí (distrito de Sucundurí)

Estado de Alerta

1. Humaitá (calha do Madeira)
2. Manicoré (calha do Madeira)
3. Novo Aripuanã (calha do Madeira)
4. Apuí (calha do Madeira)
5. Borba (calha do Madeira)
6. Nova Olinda do Norte (calha do Madeira)

Estado de Atenção

1. Boca do Acre (calha do Purus)
2. Pauiní (calha do Purus)
3. Lábrea (calha do Purus)
4. Canutama (calha do Purus)
5. Tapauá (calha do Purus)
6. Beruri (calha do Purus)
7. Guajará (calha do Juruá)
8. Ipixuna (calha do Juruá)
9. Eirunepé (calha do Juruá)
10. Envira (calha do Juruá)
11. Itamarati (calha do Juruá)
12. Carauari (calha do Juruá)

Fonte: Assessoria de imprensa

Comentários