Inicial Notícias Amazonas Susam realizou 29 atendimentos nos postos de saúde do Bumbódromo no primeiro dia do Festival de Parintins

Susam realizou 29 atendimentos nos postos de saúde do Bumbódromo no primeiro dia do Festival de Parintins

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realiza, durante o 54º Festival Folclórico de Parintins – que iniciou na sexta-feira (28/06) e se estende até domingo (30/06) –, atendimentos em urgência e emergência nos dois postos médicos, localizados no Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo). As unidades são equipados com medicamentos, leitos, ambulâncias para transferências, e equipe médica formada por enfermeiros, técnicos, cardiologistas, neurologistas, oftalmologistas entre outras especialidades, aptos a realizar todo tipo de procedimento de enfermagem, clínico e cirúrgico.

Na sexta-feira (28/06), primeiro dia do evento, os postos médicos realizaram cerca de 29 atendimentos, sendo cinco remoções. As principais causas envolvem ferimento com corte, nebulização, crise hipertensiva, dor lombar e abuso de álcool.

Para o secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, os postos médicos estão operando com normalidade, dentro do número esperado e com grande parte das ocorrências sendo atendidas e resolvidas no próprio local. “Estamos com uma estrutura completa e de alta qualidade em apoio ambulatorial. É um grande compromisso da Susam trazer esses serviços de qualidade para todos aqueles que estão apreciando o festival”, disse.

Serviços durante o Festival – Além dos postos de saúde que atenderão às emergências no Bumbódromo, a Susam conta com a base ambulatorial da balsa do Governo do Amazonas, ancorada no Terminal Hidroviário de Parintins, que oferece atendimento médico, de enfermagem, ultrassonografia e imunizações à população em geral.

Uma equipe composta por cirurgiões, intensivista, ultrassonografia, neurologista, oftalmologista, infectologista, ortopedia, ginecologista e obstetra, cardiologista e anestesistas, enfermeiros intensivistas, técnicos com especialidade em UTI foi disponibilizada pela secretaria durante o evento. A rede de apoio inclui ainda motoristas, técnicos em manutenção de equipamentos e técnico da Central de Medicamentos (Cema).

Fluxo de atendimento – O paciente ao dirigir-se aos postos de saúde é atendido a partir de sua complexidade com o objetivo de estabilizar quadros de urgência e emergência em casos mais graves. A Susam disponibilizou duas ambulâncias para transferências aos hospitais de suporte Dr. Jofre Cohen e Padre Colombo.

O secretário de Saúde ainda ressalta que, se necessário, a assistência pode ser estendida até a capital. “Em casos ainda mais graves, dispomos da UTI Aérea para remoções em 40 minutos até a capital e, em caso de atendimentos para as áreas rurais e comunidades próximas, a Susam, em parceria com a SSP-AM, está disponibilizando um helicóptero”, explicou Rodrigo.

 

Susam realizou 29 atendimentos nos postos de saúde do Bumbódromo no primeiro dia do Festival de Parintins. (Foto: Lúcio Pinheiro/Susam)

Comentários

Carregue Mais Notícias Relacionadas
Comentários estão fechados.