TCU abre processo por nepotismo contra prefeito ‘Sabugo’ de Urucurituba - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Política

TCU abre processo por nepotismo contra prefeito ‘Sabugo’ de Urucurituba

Publicado

no

O Tribunal de Contas do Amazonas -TCU abriu uma investigação contra o prefeito de Urucurituba José Claudemir de Castro Pontes para apurar irregularidades na contratação da sua irmã Izabel Cristina de Castro Pontes para ocupar o cargo comissionado de fisioterapeuta e coordenadora de saúde do idoso.

O processo foi aberto sob o número 13076/2019 no dia 07 de junho de 2019, conforme publicação do diário oficial eletrônico datado de 13 de junho. O Tribunal investigará se a contratação da irmã do prefeito viola a Lei do Nepotismo que proíbe a contratação de parentes para ocupar cargos na administração pública dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário), segundo decreto decreto federal nº 7.203/2010 e súmula vinculante 13ª A do Supremo Tribunal Federal (STF), aprovada em 21 de agosto de 2008, que proíbe o nepotismo nos Três Poderes, no âmbito da União, dos estados e municípios.

LEIA TAMBÉM  Vereadores buscam apoio com Roberto Cidade para melhorias no sistema de energia de Manicoré

O dispositivo tem de ser seguido por todos os órgãos públicos e, na prática, proíbe a contratação de parentes de autoridades e de funcionários para cargos de confiança, de comissão e de função gratificada no serviço público.

LEIA TAMBÉM  Capitão Alberto Neto fará exame de Coronavírus nesta quinta-feira (19)

A servidora Izabel Cristina de Castro Pontes é concursada do estado no cargo de técnica de enfermagem, mas não trabalha no hospital do município. Exerça função de fisioterapeuta na clínica municipal de fisioyerapia e reabilitação Sebastiao Vítor de Oliveira Filho.

Informações obtidas no portal da transparência dos municípios do amazonas revelam que outros irmãos e parentes do prefeito foram contratados pela administração para ocupar cargos em comissão, como é o caso do servidor José Domingos de Castro Pontes que foi convocado para ocupar o cargo de assistente técnica I, conforme decreto 025 de janeiro de 2017.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

Se foram constadas as irregularidades, os servidores terão que devolver os salários recebidos ilegalmente e o prefeito será responsabilizado por improbidade administrativa, fato que o impede de ser candidato à reeleição. Entramos em contato que o prefeito e servidores citados, mas preferiram o silêncio.

LEIA TAMBÉM  Normando avalia seus primeiros 6 meses como prefeito e reafirma compromisso de governo em ações

 

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações