Teatro Amazonas

933

O Teatro Amazonas, administrado pelo Governo do Estado/Secretaria de Cultura, teve sua constru√ß√£o iniciada em 1882, ficando as obras paralisadas por v√°rios anos, sendo retomadas no governo Eduardo Ribeiro. Foi inaugurado em 31 de Dezembro de 1896, no auge do ciclo da econ√īmico da borracha, na administra√ß√£o Fileto Pires Ferreira.

√Ȭ† o principal patrim√īnio arquitet√īnico do Amazonas. Apesar da predomin√Ęncia de elementos neocl√°ssicos, adotou-se neste edif√≠cio v√°rios estilos que caracterizam como uma obra ecl√©tica.

O Pano de boca foi pintado pelo pernambucano Crispim do Amaral e a decoração do Salão Nobre executada pelo italiano Domenico de Angelis.

Tombado com patrim√īnio hist√≥ria em 28 de novembro de 1966, tem a capacidade para 701 lugares. Restaurado em 1990, pelo Governo do Estado, s√≥ retomou seu apogeu com a realiza√ß√£o do Festival do Amazonas de √ďpera a partir de 1997, com a apresenta√ß√£o de espet√°culos cl√°ssicos e populares de dan√ßa, m√ļsica e teatro, com artistas amazonenses, nacionais e internacionais.

Promove visitas guiadas e teatralizadas com personagens de época revendo fatos importantes de sua história.

Visitação

Segunda a Sábado 9h às 17h

Endereço

Praça de São Sebastião, S/N
Centro-Manaus-Amazonas
Tel.:(092) 3232-1768

Teatro Amazonas
Teatro Amazonas

Coment√°rios