Teatro Amazonas

921

O Teatro Amazonas, administrado pelo Governo do Estado/Secretaria de Cultura, teve sua construção iniciada em 1882, ficando as obras paralisadas por vários anos, sendo retomadas no governo Eduardo Ribeiro. Foi inaugurado em 31 de Dezembro de 1896, no auge do ciclo da econômico da borracha, na administração Fileto Pires Ferreira.

É  o principal patrimônio arquitetônico do Amazonas. Apesar da predominância de elementos neoclássicos, adotou-se neste edifício vários estilos que caracterizam como uma obra eclética.

O Pano de boca foi pintado pelo pernambucano Crispim do Amaral e a decoração do Salão Nobre executada pelo italiano Domenico de Angelis.

Tombado com patrimônio história em 28 de novembro de 1966, tem a capacidade para 701 lugares. Restaurado em 1990, pelo Governo do Estado, só retomou seu apogeu com a realização do Festival do Amazonas de Ópera a partir de 1997, com a apresentação de espetáculos clássicos e populares de dança, música e teatro, com artistas amazonenses, nacionais e internacionais.

Promove visitas guiadas e teatralizadas com personagens de época revendo fatos importantes de sua história.

Visitação

Segunda a Sábado 9h às 17h

Endereço

Praça de São Sebastião, S/N
Centro-Manaus-Amazonas
Tel.:(092) 3232-1768

Teatro Amazonas
Teatro Amazonas

Comentários

comentários

Loading...