Página Inicial Regionalismo Agenda Cultural Teatro, literatura e programação infantil completam a agenda do fim de semana nos espaços culturais

Teatro, literatura e programação infantil completam a agenda do fim de semana nos espaços culturais

10 minutos de leitura
133

Peças de teatro, exposição de HQs, encontro de literatura fantástica, programação de férias no Largo de São Sebastião, entre outros eventos completam a agenda do fim de semana nos espaços administrados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Confira a programação:

Teatro, literatura e programação infantil completam a agenda do fim de semana nos espaços culturais / Foto : Divulgação
Teatro, literatura e programação infantil completam a agenda do fim de semana nos espaços culturais / Foto : Divulgação

Sexta-feira (24/01)

18h – O Cineteatro Comandante Ventura, localizado no Centro Estadual de Convivência do Idoso (rua Wilkens de Mato, bairro Aparecida), recebe o espetáculo “Quem Casa, Quer Casa”, que foi contemplado no Edital Amazonas Cênico 2019.

A peça conta a história de Fabiana, mãe de Olaia, que se casou com Eduardo; e Sabino, que se casou com Paulina. Com personalidade forte, Paulina quer mandar na casa mais do que a sogra, enquanto o genro Eduardo, com ideais mirabolantes de ser um grande tocador de rabeca/violino, passa o dia todo tocando ao invés de procurar trabalho. Não demora muito para que a convivência vire um inferno. Assim é armada uma rede de intrigas que impulsionam a trama e fazem desta obra, uma das comédias mais famosas de Martins Pena. A entrada é gratuita e classificação livre.

19h – O Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, Centro) terá mais uma apresentação de “Ambrozhya e o Phantasma da Arte”, também contemplado no Amazonas Cênico. O espetáculo é uma tragicomédia e uma crítica social e política de época sobre os fazeres culturais. Escrita em 1981 por Sérgio Cardoso, a obra conta a história de uma família que, em 1918, numa cidade abandonada após uma crise, tenta sobreviver financeiramente por meio da promoção de espetáculos artísticos. Entrada gratuita e classificação para 14 anos.

Sábado (25/01)

Das 9h ao meio-dia – A Biblioteca Pública do Amazonas (rua Barroso, 57, Centro) terá uma programação voltada para a temática das HQs, com mostra de livros e gibis que contam um pouco da evolução do gênero através do tempo, com origens de heróis e vilões, além dos quadrinhos de coleções especiais que datam da década de 1970. A entrada é gratuita, e a classificação é livre.

10h – Pela manhã, quem for ao Teatro Amazonas poderá prestigiar mais uma visita teatralizada. No Salão de Espetáculos, atores da Cia Metamorfose, por meio do projeto “Livro Vivo”, darão vida a personagens que contarão as histórias do teatro, assim como da sociedade e suas referências culturais da chamada Belle Époque. Para participar, basta apenas chegar ao Teatro no horário indicado, a entrada é gratuita.

15h – À tarde, a Biblioteca Pública do Amazonas terá a segunda edição do “Encontro de Literatura Fantástica”, promovido pelo Coletivo Visagem, que será um espaço para debate entre leitores, escritores e amantes do gênero fantasia. O encontro discutirá os caminhos e a identidade da produção nacional de quadrinhos: passado, presente e perspectivas. Entrada gratuita e classificação livre.

18h – A peça “Mocinha” será apresentada no Centro Cultural Usina Chaminé (av. Manaus Moderna, Centro). O espetáculo é um processo de narrativas de vítimas e sobreviventes do feminicídio e da violência doméstica em Manaus. A entrada é gratuita e a classificação é para 16 anos.

18h – Contemplado no Edital Amazonas Cênico, “O Resgate do Folclore do Amazonas e suas Contribuições para o Homem de Hoje” será apresentado no Parque Rio Negro (rua Beira Mar, São Raimundo).

O espetáculo, com base na pesquisa de Mário Ypiranga Monteiro, exalta a origem do homem ribeirinho, com músicas de domínio público e coreografias. A intenção é mostrar o que região amazônica tem de melhor, principalmente no que se refere à essência do homem caboclo, para que o público conheça a verdadeira história do folclore por meio da dança. A entrada é gratuita, e a classificação é livre.

19h – Um trio de soldados é designado para deter um monstro que está poluindo toda a margem dos igarapés com lixo doméstico. Esta é a premissa de “Os caça-monstro”, espetáculo infantil que mistura humor e conscientização ambiental. A peça será apresentada no Cineteatro Guarany, na Vila Ninita, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, avenida Sete de Setembro, Centro. A entrada é gratuita e a classificação livre.

Domingo (26/01)

Das 8h ao meio-dia – Neste domingo, a Biblioteca Pública do Amazonas terá mais uma edição da “Feira de Trocas de Livros e Gibis”, na qual o visitante pode levar um livro ou um quadrinho em bom estado de conservação e conseguir um cupom para troca. Os participantes também podem fazer uma visita guiada e conhecer a história e arquitetura do espaço. A entrada é gratuita.

Das 16h às 18h – Continuando a programação do “Tô de Férias na Cultura”, o grupo Alecrim Nativo promove um resgate de brincadeiras populares antigas para crianças da nova geração no Largo de São Sebastião, no Centro. O acesso é gratuito.

17h – Ainda no Largo, o espetáculo “Bumboso – A História de um Boizinho” será apresentado às 17h. Contemplada no Edital Amazonas Cênico, a peça conta a história do boi Bumboso na fazenda de Seu Coxinho, ao lado de seu amigo, o boi Malhadinho. O acesso é gratuito e a classificação é livre.

18h – Finalizando a programação no Largo, o grupo Alecrim Nativo realiza um show infantil. O acesso é gratuito.

Teatro, literatura e programação infantil completam a agenda do fim de semana nos espaços culturais / Foto : Divulgação

Comentários

Carregue Mais Artigos Similares
Carregue Mais Por Marcus Pessoa
Carregue Mais Em Agenda Cultural
Comentários fechados