Tempo seco e forte calor contribuem para o aumento de incêndios em Manaus

170

Estamos em pleno verão amazônico, as temperaturas variando entre 40°C e 50°C, com sensação térmica de assando em Manaus.
Nesse período os noticiários abrem com chamadas relacionadas a incêndios florestais, o tempo seco e o forte calor têm sido os principais responsáveis pelo aumento de incêndios na capital e no interior.

Tempo seco e forte calor contribuem para o aumento de incêndios em Manaus - Imagem de Divulgação
Tempo seco e forte calor contribuem para o aumento de incêndios em Manaus – Imagem de Divulgação

A falta de chuva, altas temperaturas e baixa umidade são fatores propícios para que o fogo se alastre rapidamente.

Um incêndio tomou conta de uma área de vegetação na Avenida Governador José Lindoso (Av. das Torres), na tarde deste domingo (20), em Manaus. Conforme o Corpo de Bombeiros, populares disseram que o incêndio teria sido provocado de forma proposital. Ao todo, 600m² do terreno foram queimados.
As chamas tiveram início por volta das 15h30. Segundo o bombeiro Ronibson Pereira, o fogo atingiu inicialmente 15 metros e se expandiu para o interior do terreno devido a alta temperatura na capital amazonense.
“O local estava muito seco, tinha muita fuligem e o vento espalhou o fogo para outras áreas. Nós apagávamos, mas rapidamente voltava a acender”, contou Pereira.
Aos bombeiros, populares disseram ter visto um homem ateando fogo no local. Ele teria corrido em seguida, conforme a corporação.
Duas viaturas foram ao local para combater as chamas. Ao todo, 500 litros de água foram usados para apagar o incêndio.

Loading...

No mês passado somente num fim de semana foram registrados 19 ocorrências, e de lá pra cá, o numero de incêndios só tem aumentado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a maioria das ocorrências de incêndio em residência acontecem devido sobrecargas elétricas, que podem ser evitadas.
“Os casos que a gente têm acompanhado acontecem quando geralmente não tem algum adulto naquele ambiente em que ocorreu o curto-circuito e a partir daí, a propagação se torno, realmente, um incêndio. As pessoas precisam deixar aparelhos elétricos desligados ao saírem de casa. Caso falte energia, quando essa energia retorna, ela sempre vem com um pouco mais de força e isso pode iniciar um curto”, de acordo com o Tenente Janderson Lopes.

Tempo seco e forte calor contribuem para o aumento de incêndios em Manaus - Imagem de Divulgação
Tempo seco e forte calor contribuem para o aumento de incêndios em Manaus – Imagem de Divulgação

Confira alguns cuidados que você pode tomar para evitar incêndios:

– Não queime lixo ou acenda fogueiras ao ar livre

– Se você realmente precisar fazer uma fogueira, que seja em local devidamente autorizado limpa a área circundante num perímetro de 5 metros, rodeia o local com pedras e tem atenção à intensidade do vento.Antes de sair do local certifique-se que apagou bem a fogueira com terra e pedras e que não restaram brasas acesas.

– Mantenha sempre por perto uma fonte de água caso ocorra algum imprevisto.

– Nunca descarte vidros em lugares de umidade e vegetação seca, pois ele é propagador de incêndio. O vidro potencializa os raios solares. Esses raios, quando se refletem em elementos, como folhas secas, podem iniciar possíveis focos de queimadas.

– Não jogue cigarros na rua ou área de vegetação seca.

– É importante que, ao ver focos de incêndio, as pessoas mais próximas ao local saibam como agir. A responsabilidade é do poder público em atuar nas respostas das emergências envolvendo incêndio florestal, mas a sociedade é uma aliada essencial no combate deste tipo de situação.

– Desligue aparelhos eletrônicos da tomada, quando não estiverem sendo usados.

– Cuidados especiais também com as mangueiras de gás, fósforos e isqueiros, além de crianças sozinhas que revelam fascínio pelo fogo.

A população deve estar atenta e, a qualquer principio de incêndio, acionar primeiramente o número de emergência 193

Fonte G1.

Comentários

comentários