Teto do Manauara Shopping desaba novamente

951

Inicio este post de indignação com a seguinte nota veiculada no jornal ACrítica deste domingo:

Um dia após equipes do Procon-AM, Delegacia do Consumidor, Corpo de Bombeiros e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-AM) realizarem uma blitz, nas dependências do Manauara Shopping localizado no bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul de Manaus, parte do forro do segundo piso do centro de compras desabou na manhã deste sábado (23)…

…Durante a blitz dessa sexta-feira (22), foram constatados vários “buracos” cobertos com tela no forro de gesso no teto do vão principal do estabelecimento.

Placas do forro de gesso do teto despencaram causando pânico entre os clientes do Manauara Shopping
Placas do forro de gesso do teto despencaram causando pânico entre os clientes do Manauara Shopping

Sinceramente eu teria vergonha de ter meu nome ligado a qualquer uma dessas instituições.  Se os responsáveis viram que a coisa iria cair por que não o interditaram? E se tivessem vítimas? E se fosse pior? E se…

Será que é mais facil indenizar os parentes das víitimas do que se corromper com propinas?  Acham mesmo que somos tão lesos de acreditar no que o Representante da RD Engenharia, responsável pelo empreendimento, Fábio Rafael, informou?

“Pelo que pude analisar, o problema foi causado por uma goteira, onde a água caiu em cima do forro e, por ser de gesso, o material não suporta água, cedendo em alguns lugares. Isso é comum e acontece em qualquer lugar, seja casa, comércio ou onde for”, afirmou Fábio.

Não meu caro, o meio metro de teto que caiu do gesso não foi devido a problemas de infiltrações no local, foi devido o capitalismo selvagem, pois se vocês tivessem fechado o Shopping por alguns dias para reparar os problemas da infraestrutura (o que ano após ano vem sendo exigido, exibido e denunciado) com certeza ontem não teria caído pela SEGUNDA VEZ

Aí você vem com uma desculpa dessa de que o problema foi causado por uma goteira e que isso é algo comum? Só o que me faltava ver o responsável da obra tentar minimizar o que TODOS ESTAMOS VENDO DESDE A SUA INAUGURAÇÃO PRECOCE, afinal de contas, sabemos que o shopping foi inaugurado às pressas, com muita poeira e insetos, e desde então recebem inúmeras denúncias em relação ao estabelecimento.

E ao menos uma notícia que eu até acreditaria, se tivesse acreditado na desculpa esfarrapada de cima…

Porém, ele negou que o shopping corra risco de desabamento. “Por trás do gesso, há uma grande estrutura metálica. Eu, como representante da RD, garanto que este shopping possui a estrutura mais bem executada de Manaus. Não há a possibilidade de desabar”, garantiu.

Segundo uma lojista ouvida pela reportagem do G1 que trabalha no estabelecimento, mas preferiu não se identificar, apesar do susto, não houve feridos. O shopping continua funcionamento normalmente, apesar do incidente.

“Não é a primeira vez que o shopping passa por esses problemas. Desde a inauguração, sofremos com as infiltrações. Se reparar bem, o teto está cheio de remendos e panos disfarçando a buraqueira”, disse a lojista.

Cena tradicional de ver no Manauara Shopping sempre que chove!
Cena tradicional de ver no Manauara Shopping sempre que chove!
Esse shopping esta caindo aos pedaços desde que foi inaugurado, não precisa ser engenheiro pra ver.  Até quando vamos brincar com o jogo da vida? Que catástrofe maior estão esperando?
Vou cantar a próxima peça… AEROPORTO INTERNACIONAL EDUARDO GOMES. Toda e qualquer chuva, é facil perceber baldes e mais baldes aparando a água da chuva….

 

Voltando à origem do Shopping Manauara.

O Manauara Shopping foi inaugurado dia 07 de abril de 2009, ou seja tem menos de 4 anos  e até hoje ainda tem problemas primários de infiltração (sem contar a catinga do estacionamento e o despreparo dos banheiros).

2010

Em 15 de Setembro de 2010 uma fiscalização imediata no Manauara Shopping foi aprovada pela Assembleia Legislativa. A ação foi solicitada por meio de um requerimento da Comissão de Defesa do Consumidor ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Conselho Regional de Arquitetura (Crea) e Corpo de Bombeiros.

Após várias reclamações de consumidores em relação aos banheiros e também problemas de infiltração no estabelecimento, a CDC resolveu solicitar uma fiscalização, como medida preventiva, com o objetivo de preservar a imagem do shopping e, principalmente, garantir a segurança dos consumidores.

Fatos negativos

Desde a sua inauguração, em abril de 2009, o Manauara Shopping tem sido notícia por conta da sequência de fatos negativos ali ocorridos. No estabelecimento, lojas já registraram princípio de incêndio, outras foram completamente alagadas e algumas tiveram de fechar as portas para solucionar problemas de infiltração e rachaduras.

Ainda em 2010 saiu uma noticia bem bacana no site Diário de um Advogado, sobre a culpa de tudo ser do mordomo. Afinal, os (ir)responsáveis estão sempre a dizer que é normal, não tem perigo, fica calmo, resolver que é bom?! Neca de pitibiriba! Segue:

Hoje, lendo o jornal dou de cara com a nota abaixo, por parte da RD Engenharia, responsável pela construção do shopping:

 

Nota de Esclarecimento
Nota de Esclarecimento

Terminei a leitura e, para minha surpresa, a carapuça serviu: sou um dos inconsequentes que noticia o estado lastimável do shopping.

Achei que já poderia marcar minha consulta com um profissional a fim de extirpar o sentimento de culpa que me corroía, quando então dei de cara com a segunda nota, agora, do Shopping:

 

Comunicado à População de Manaus
Comunicado à População de Manaus

Ao finalizar a leitura recobrei a sanidade e vi que o problema não estava em mim, vi que não sou um inconsequente espalhando o pânico,  mas sou apenas mais um cidadão que não consegue entender como eles conseguem negar o que está à vista, às claras, negar que o shopping é, como eu já disse, bonitinho, mas muito, muito ordinário.

Um mandou construir. O outro construiu. A estrutura é deficiente, mas os responsáveis, acima, se dizem isentos. Então, a culpa é dele, do mordomo, a palmatória do mundo.

2011

Em 2011 a confusã envolvendo o shopping foi a construção da passarela.

No dia 30 de agosto de 2010 os moradores do Residencial Parque Magistral entraram com ação contra o Manauara Shopping, e obtiveram decisão favorável, que impedia a conclusão da passarela. E o motivo ficou óbvio: a passarela ficaria a poucos metros das varandas dos apartamentos, retirando não somente privacidade, mas a segurança dos moradores.

Essa briga judicial demorou anos até ter sido acordada.

A construção da passarela gerou transtornos e brigas judiciais
A construção da passarela gerou transtornos e brigas judiciais

2012

Temporal do dia 31 de outubro de 2012 fez com que o teto do Manauara Shopping desabasse. O título da reportagem do G1 foi : Teto desaba, shopping no AM alaga e local é evacuado, dizem comerciantes.

De acordo com  funcionários , a chuva forte começou por volta das 21h20 e logo em seguida blocos de gesso que faziam o rebaixamento do teto começaram a cair do quarto andar.

O local começou a infiltrar e parte do teto de algumas lojas do piso Castanheiras e da garagem 06, próximo à saída da Avenida Recife, desabaram.

Segundo a assessoria do Manauara Shopping, em decorrência do temporal que aconteceu na noite desta terça-feira (30), houve queda de energia somente em uma loja , e uma parte do forro caiu. A assessoria afirmou ainda que não houve feridos.

Parte do teto de uma loja no Shopping Manauara desabou
Parte do teto de uma loja no Shopping Manauara desabou

 

2013

E em 2013, segue parte da matéria do portal Acrítica que iniciou este post.

Placas do forro de gesso do teto despencaram causando pânico entre os clientes do shopping center
Placas do forro de gesso do teto despencaram causando pânico entre os clientes do shopping center

Um dia após equipes do Procon-AM, Delegacia do Consumidor, Corpo de Bombeiros e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-AM) realizarem uma blitz, nas dependências do Manauara Shopping localizado no bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul de Manaus, parte do forro do segundo piso do centro de compras desabou na manhã deste sábado (23).

Clientes que se encontravam no local foram orientados a deixar o shopping center.

“O vão central está tomado de goteiras e várias placas de gesso caíram do teto, deixando as pessoas em pânico”, relata a analista de sistemas Maria Alexandre Araújo, 42, que se encontrava no lugar, com a filha e o marido, realizando compras, no momento do acidente.

Durante a blitz dessa sexta-feira (22), foram constatados vários “buracos” cobertos com tela no forro de gesso no teto do vão principal do estabelecimento.

Então só resta um motivo pra tudo isso e apenas posso responde-lo com uma pergunta:  Tu tens ideia de quanto os empresários perderiam se o Manauara fosse interditado para reparo?

Até quando ?

Comentários

comentários

Loading...