Home Notícias Política TRE-AM atende a pedido de coligação Renova Amazonas e proíbe divulgação de pesquisa irregular

TRE-AM atende a pedido de coligação Renova Amazonas e proíbe divulgação de pesquisa irregular

2 min - tempo de leitura
3

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) deferiu o pedido de impugnação da coligação Renova Amazonas, do candidato ao governo do Estado David Almeida (PSB), que visava a impedir a divulgação de pesquisa eleitoral que está em desacordo com as normas da Resolução 23.549/2017, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Solicitada pela empresa JJ Coelho ME, que contratou o Instituto Franco & Rodrigues Comunicação Social e Empreendimentos Ltda, a pedido do Jornal Continental, do Estado de Rondônia, a pesquisa foi registrada no TSE no último dia 23 de agosto deste ano e seria divulgada no Amazonas nesta quarta-feira (29).

A coligação Renova Amazonas sustentou junto ao TRE-AM que o requerimento de registro estava tomado de irregularidades; dentre elas, a ausência do plano amostral completo, a não disponibilização das tabelas informadas, além da estratificação insuficiente, contendo apenas sexo e idade dos supostos entrevistados.

O jurídico da coligação apontou, ainda, no registro da pesquisa, a divergência do plano amostral apresentado com os dados do TSE, a não disponibilização dos discos e a não apresentação da nota fiscal. No pedido foi contestado também que a descrição da pesquisa, além de ser extremamente confusa, é genérica quanto ao critério geográfico adotado.

Na decisão assinada pelo juiz auxiliar do TRE-AM nas Eleições Gerais de 2018, Victor André Liuzzi Gomes, o texto diz que os erros apontados pela coligação Renova Amazonas, se comprovados, “são graves o suficiente para comprometer a pesquisa como um todo, motivo pelo qual reputo presentes os requisitos necessários para concessão da tutela de urgência”. Diante do exposto o magistrado deferiu a liminar para determinar aos representados a suspensão da divulgação da pesquisa.

TRE-AM atende a pedido de coligação Renova Amazonas e proíbe divulgação de pesquisa irregular
TRE-AM atende a pedido de coligação Renova Amazonas e proíbe divulgação de pesquisa irregular

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Política

Deixe uma resposta

Leia Também

Quanto tempo levaremos até vivermos em uma sociedade sem dinheiro?

O dinheiro muitas vezes parece ser uma das únicas coisas da nossa sociedade e do nosso est…