Tr√™s motoristas s√£o presos em flagrante durante opera√ß√Ķes da Lei Seca em Manaus

123

Durante opera√ß√Ķes da Lei Seca em Manaus, realizadas entre quinta-feira (18/04) e este domingo (21/04) pelo Departamento Estadual de Tr√Ęnsito do Amazonas (Detran-AM), tr√™s motoristas foram presos em flagrante. As pris√Ķes ocorreram pelos crimes de desobedi√™ncia, condu√ß√£o de ve√≠culo sob o efeito de subst√Ęncia alco√≥lica e corrup√ß√£o ativa. Os flagrantes foram registrados no 12¬ļ Distrito Integrado de Pol√≠cia (DIP) e ocorreram nos bairros de Flores e Nossa Senhora das Gra√ßas, no conjunto Vieiralves, na zona centro-sul da capital.

Operação da Lei Seca em Manaus / foto : Divulgação
Operação da Lei Seca em Manaus / foto : Divulgação

As opera√ß√Ķes ocorreram em todas as zonas da cidade e foram realizadas em parceria com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscaliza√ß√£o do Tr√Ęnsito (Manaustrans) e o Batalh√£o de Tr√Ęnsito da Pol√≠cia Militar (BPTran). A opera√ß√£o reuniu aproximadamente 70 servidores das tr√™s institui√ß√Ķes. Nos quatro dias de fiscaliza√ß√£o, 233 testes de alcoolemia foram realizados, flagrando 10 pessoas dirigindo sob o efeito de √°lcool. Al√©m disso, 10 Carteiras Nacional de Habilita√ß√£o (CNH) e 22 Certificados de Licenciamento de Ve√≠culo (CRLV) foram recolhidos, al√©m de 137 multas aplicadas a condutores por diversas irregularidades.

A opera√ß√£o faz parte da rotina de fiscaliza√ß√£o do Detran-AM, determinada pela Secretaria de Seguran√ßa P√ļblica do Amazonas (SSP-AM), realizada pelo Detran-AM por meio do N√ļcleo Especializado em Opera√ß√Ķes de Tr√Ęnsito (Neot). O objetivo da a√ß√£o √© promover a ordem e bem-estar social no tr√Ęnsito, al√©m de eventuais autua√ß√Ķes quanto ao cometimento de infra√ß√Ķes. A a√ß√£o integrada faz parte da estrat√©gia do sistema de seguran√ßa p√ļblica do Governo do Amazonas para a redu√ß√£o dos √≠ndices de criminalidade e ocorr√™ncias no tr√Ęnsito.

Operação da Lei Seca em Manaus / foto : Divulgação
Operação da Lei Seca em Manaus / foto : Divulgação

Pris√Ķes –¬†Por volta das 1h30 da madrugada deste domingo, o motorista M.B.M.N, 37, dirigindo um ve√≠culo de modelo Honda City foi abordado por agentes na avenida Nilton Lins, onde foi constatado no teste de alcoolemia o resultado de 0,78mg/L de n√≠vel de √°lcool. Ele foi preso em flagrante por conduzir ve√≠culo sob o efeito de √°lcool. O C√≥digo de Tr√Ęnsito Brasileiro (CTB) estabelece que caso o teste de baf√īmetro d√™ acima de 0,33mg/l, o infrator responde criminalmente, tamb√©m podendo ser preso em flagrante, pagar multa no valor de R$ 2.934,70, al√©m de recolhimento da Carteira Nacional de Habilita√ß√£o (CNH).

Durante fiscaliza√ß√£o na rua Purus, no conjunto Vieiralves, por volta das 23h do s√°bado (20/04), o motorista M.S.S, 66, dirigia um ve√≠culo modelo Corvette Con, quando n√£o obedeceu √† determina√ß√£o do agente de tr√Ęnsito para parar na fiscaliza√ß√£o da Lei Seca, sendo preso em flagrante por desobedi√™ncia. O condutor foi perseguido pelos batedores da opera√ß√£o sendo abordado pelos agentes, recusando-se a fazer o teste de alcoolemia. O ve√≠culo n√£o possu√≠a a placa dianteira, estava com o licenciamento em atraso e sem o CRLV, documento de porte obrigat√≥rio.

Por volta das 4h da madrugada deste domingo (21/04), o motorista D.R.N, 33, conduzia uma motocicleta Honda CG125, quando foi abordado por agentes na avenida Nilton Lins, mas tentou evadir-se do local pela contram√£o. Apesar de se recusar a fazer o teste de alcoolemia, o condutor foi preso em flagrante por dirigir ve√≠culo sob o efeito de √°lcool por meio do Termo de Sinais de Altera√ß√£o da Capacidade Psicomotora, al√©m de corrup√ß√£o ativa por ter oferecido dinheiro aos agentes de tr√Ęnsito com o objetivo de ser liberado.

Operação da Lei Seca em Manaus / foto : Divulgação
Operação da Lei Seca em Manaus / foto : Divulgação

Coment√°rios