Trump assina ordem para construção de muro na fronteira com o México

50

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou ordem executiva nesta quarta-feira (25/1) para dar início à construção de um muro ao longo da fronteira com o México, além de congelar recursos públicos para cidades que se negam a prender e a deportar imigrantes em situação irregular.

A construção do muro é uma das mais polêmicas propostas da campanha eleitoral de Trump, que insiste em que o México pagará pela obra de alguma forma.

Loading...

Em uma entrevista concedida à ABC News, Trump também afirmou que a construção será financiada pelos contribuintes americanos, mas que “relativamente em breve” o país começará uma negociação de reembolso com o país vizinho.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse que não pagará pelo muro. O mexicano deve se reunir com Trump no final do mês, sendo um dos primeiros líderes mundiais a se encontrar com o novo presidente americano.

Antes da eleição, Peña Nieto recebeu críticas dos mexicanos por participar de uma reunião com Trump. Os dois se reuniram em agosto de 2016, quando Trump ainda fazia campanha como candidato, e falaram sobre o muro, entre outros assuntos. Na ocasião, o presidente mexicano disse que deixou claro que seu país não pagará pela construção do muro, o que é proposto por Trump.

Trump durante a cerimônia de assinatura da ordem que, entre outras coisas, destina verbas para o muro na fronteira (Foto: Reuters/Jonathan Ernst)
Trump durante a cerimônia de assinatura da ordem que, entre outras coisas, destina verbas para o muro na fronteira (Foto: Reuters/Jonathan Ernst)

Fonte: Agência France Presse

Comentários

comentários