Home Entretenimento Curiosidades Um asteroide maceta vai passar ”tirando fino” da Terra.

Um asteroide maceta vai passar ”tirando fino” da Terra.

1 minutos lido
90
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ultimamente, vários asteroides grandes passaram perto do nosso planeta e viraram notícia. E os que irão passar também acabam virando notícia e às vezes até motivo de preocupação.

Como por exemplo esse asteroide que é tão largo quanto a Ponte Rio-Niterói e tem um quilômetro de diâmetro. Ele deve passar bem próximo do nosso planeta no dia 21 de março.

A NASA classificou esse asteroide como potencialmente perigoso. No entanto, o risco de colisão com a Terra é praticamente inexistente. Essa rocha espacial foi batizada de 231937 (2001 FO32), e irá ser o maior e mais rápido asteroide que irá passar pela Terra em 2021.

E qual motivo dele ser considerado perigoso se não existe nenhum risco de colisão? De acordo com o Centro Para Estudos de Objetos próximos à Terra, da NASA, para um asteroide ser classificado como perigoso é preciso que a órbita dele cruze com a da Terra em uma distância menor que 7,5 quilômetros. Além disso, o asteroide precisa ter um diâmetro maior que 140 metros.

Desde sua detecção a atividade do asteroide tem sido monitorada pelos astrônomos. Eles usaram as informações de monitoramento para calcular a órbita do asteroide e conseguir determinar a distância que ele passaria da Terra. Ele deve passar “raspando” na Terra a quase 124 mil quilômetros por hora.

As chances dessa colisão acontecer são mínimas. No entanto, se ele cair na Terra , o impacto será 3.800 vezes mais poderoso que a bomba de Hiroshima. E ele liberará o equivalente a 1.150 megatons de TNT. Por conta de todo esse poder esse asteroide foi apelidado de “asteroide do juízo final”.

Contudo, asteroides passando raspando pelo nosso planeta não são uma coisa rara. Muitos desses corpos celestes já passaram entre a Terra e a lua com uma certa frequência. Os fragmentos deles acabam entrando na atmosfera terrestre quase que diariamente. Mas eles entram na forma de meteoros. E aqueles que conseguem tocar o solo da Terra são chamados de meteoritos.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Alessandro Nuñes
Carregar Mais Em Curiosidades

Deixe uma resposta

Leia Também

7 coisas raras que as pessoas geralmente veem apenas uma vez na vida

Coisas raras que as pessoas costumam ver apenas uma vez na vida 1 – Estátua Subaquática Es…