Home Notícias Política “Vamos fortalecer o turismo em favor do comércio e serviços”, garantiu Chico Preto

“Vamos fortalecer o turismo em favor do comércio e serviços”, garantiu Chico Preto

5 min - tempo de leitura
26

O candidato a vice-governador do Estado pela coligação Renova Amazonas, Chico Preto (PMN), afirmou nesta terça-feira (18), que ele e o candidato ao governo David Almeida (PSB) vão trabalhar pelo fortalecimento das potencialidades do turismo amazonense, em favor do segmento de comércio e serviços, dentre eles, bares, restaurantes e hotéis. Disse, ainda, que está no Plano de Governo a meta de reduzir de 120 dias para apenas dez o tempo do processo de criação e regularização dos novos negócios no Amazonas.

A afirmação de Chico se deu durante o evento “Diálogo do setor e comércio e serviços com os candidatos ao Governo do Estado do Amazonas”, realizado pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços, no Restaurante Bom Prato, Zona Norte. No bate-papo com os empresários, Chico disse que, dentro do Plano de Governo da coligação Renova Amazonas, o fortalecimento do setor se complementa com a busca pela desburocratização, na relação Estado e empresas, a simplificação tributária, capacitação de empreendedorismo e a devolução da Agência de Fomentos do Estado do Amazonas (Afeam).

“Nós não podemos ter uma carga tributária muito alta para quem gera empregos, nem muitas obrigações burocráticas na relação com o Estado. Nós precisamos incentivar a abertura de novos negócios, como os do ramo de alimentação, que hoje, no Amazonas, são responsáveis por, aproximadamente, 100 mil empregos diretos, conforme dados da Abrasel”, disse o candidato a vice-governador Chico Preto.

Chico disse, também, aos empresários que, além de desburocratizar e simplificar a legislação tributária, ele e David vão fazer o Estado trabalhar pela formulação de um plano estadual de turismo e fomentar as potencialidades do setor em cada um dos municípios que têm reconhecimento. Para começar, dentro do Plano de Governo, ele explicou que consta o Projetur, que é um programa para gerar empregos com as atividades de turismo no Amazonas.

Para o candidato a vice-governador pela coligação Renova Amazonas, na falta de uma política de turismo consistente, o Estado perde a oportunidade de desenvolver essa matriz econômica. Como exemplo de política que atrai o turista, ele citou a do país vizinho Peru, que tem levado o que o país tem de mais interessante para o mundo, de formas diferentes, como um documentário lançado recentemente pela plataforma Netflix.

“O Amazonas é um estado rico em atrações turísticas naturais. Para começar, é o Estado com maior volume de floresta preservada do bioma Amazônia. Além das festas tradicionais em municípios, como o Festival Folclórico de Parintins; a Festa do Guaraná, em Maués; e o Festival Internacional das Tribos, em Tabatinga. Nós temos potencialidades como o turismo étnico, que pode ser trabalhado em São Gabriel da Cachoeira, e o turismo de aventura na Amazônia, nos arredores de Manaus e em tantas outras regiões fantásticas do Amazonas, como a Serra do Acará, em Barcelos”, pontou Chico Preto.

Além do trabalho de divulgação das potencialidades turísticas, Chico observou que é antes necessário e imediato preparar os homens e mulheres com formação por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e em parceria com o Sebrae Amazonas. Disse, ainda, que se faz necessário trabalhar os serviços de segurança pública e saúde pública, para os seus cidadãos e, assim, garantir bons serviços públicos aos visitantes.

"Vamos fortalecer o turismo em favor do comércio e serviços", garantiu Chico Preto
“Vamos fortalecer o turismo em favor do comércio e serviços”, garantiu Chico Preto

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Política

Deixe uma resposta

Leia Também

Lutadora de MMA espoca Youtuber de 240kg em torneio. Veja o vídeo da luta!

Um torneio de MMA na Rússia promoveu um duelo entre uma lutadora de 63kg e um youtuber de …