“Vamos fortalecer o turismo em favor do com√©rcio e servi√ßos”, garantiu Chico Preto

55

O candidato a vice-governador do Estado pela coligação Renova Amazonas, Chico Preto (PMN), afirmou nesta terça-feira (18), que ele e o candidato ao governo David Almeida (PSB) vão trabalhar pelo fortalecimento das potencialidades do turismo amazonense, em favor do segmento de comércio e serviços, dentre eles, bares, restaurantes e hotéis. Disse, ainda, que está no Plano de Governo a meta de reduzir de 120 dias para apenas dez o tempo do processo de criação e regularização dos novos negócios no Amazonas.

A afirma√ß√£o de Chico se deu durante o evento ‚ÄúDi√°logo do setor e com√©rcio e servi√ßos com os candidatos ao Governo do Estado do Amazonas‚ÄĚ, realizado pela Uni√£o Nacional de Entidades do Com√©rcio e Servi√ßos, no Restaurante Bom Prato, Zona Norte. No bate-papo com os empres√°rios, Chico disse que, dentro do Plano de Governo da coliga√ß√£o Renova Amazonas, o fortalecimento do setor se complementa com a busca pela desburocratiza√ß√£o, na rela√ß√£o Estado e empresas, a simplifica√ß√£o tribut√°ria, capacita√ß√£o de empreendedorismo e a devolu√ß√£o da Ag√™ncia de Fomentos do Estado do Amazonas (Afeam).

‚ÄúN√≥s n√£o podemos ter uma carga tribut√°ria muito alta para quem gera empregos, nem muitas obriga√ß√Ķes burocr√°ticas na rela√ß√£o com o Estado. N√≥s precisamos incentivar a abertura de novos neg√≥cios, como os do ramo de alimenta√ß√£o, que hoje, no Amazonas, s√£o respons√°veis por, aproximadamente, 100 mil empregos diretos, conforme dados da Abrasel‚ÄĚ, disse o candidato a vice-governador Chico Preto.

Chico disse, também, aos empresários que, além de desburocratizar e simplificar a legislação tributária, ele e David vão fazer o Estado trabalhar pela formulação de um plano estadual de turismo e fomentar as potencialidades do setor em cada um dos municípios que têm reconhecimento. Para começar, dentro do Plano de Governo, ele explicou que consta o Projetur, que é um programa para gerar empregos com as atividades de turismo no Amazonas.

Para o candidato a vice-governador pela coliga√ß√£o Renova Amazonas, na falta de uma pol√≠tica de turismo consistente, o Estado perde a oportunidade de desenvolver essa matriz econ√īmica. Como exemplo de pol√≠tica que atrai o turista, ele citou a do pa√≠s vizinho Peru, que tem levado o que o pa√≠s tem de mais interessante para o mundo, de formas diferentes, como um document√°rio lan√ßado recentemente pela plataforma Netflix.

‚ÄúO Amazonas √© um estado rico em atra√ß√Ķes tur√≠sticas naturais. Para come√ßar, √© o Estado com maior volume de floresta preservada do bioma Amaz√īnia. Al√©m das festas tradicionais em munic√≠pios, como o Festival Folcl√≥rico de Parintins; a Festa do Guaran√°, em Mau√©s; e o Festival Internacional das Tribos, em Tabatinga. N√≥s temos potencialidades como o turismo √©tnico, que pode ser trabalhado em S√£o Gabriel da Cachoeira, e o turismo de aventura na Amaz√īnia, nos arredores de Manaus e em tantas outras regi√Ķes fant√°sticas do Amazonas, como a Serra do Acar√°, em Barcelos‚ÄĚ, pontou Chico Preto.

Al√©m do trabalho de divulga√ß√£o das potencialidades tur√≠sticas, Chico observou que √© antes necess√°rio e imediato preparar os homens e mulheres com forma√ß√£o por meio do Centro de Educa√ß√£o Tecnol√≥gica do Amazonas (Cetam) e em parceria com o Sebrae Amazonas. Disse, ainda, que se faz necess√°rio trabalhar os servi√ßos de seguran√ßa p√ļblica e sa√ļde p√ļblica, para os seus cidad√£os e, assim, garantir bons servi√ßos p√ļblicos aos visitantes.

"Vamos fortalecer o turismo em favor do comércio e serviços", garantiu Chico Preto
“Vamos fortalecer o turismo em favor do com√©rcio e servi√ßos”, garantiu Chico Preto

Coment√°rios