Home Regionalismo Turismo Velho Airão : Lugar de mistérios e encantos

Velho Airão : Lugar de mistérios e encantos

5 min - tempo de leitura
289

Antigamente, a cidade de Airão era uma cidade próspera e de muita riqueza. Porém, com o declínio da borracha pelos anos 20 do século XX, a cidade perdeu competitividade e uma lenda surgiu. A lenda das formigas que atacaram todos e colocaram os moradores para correr de lá!

A população se mudou e fundou o “Novo Airão”. O Airão, então, passou a se chamar de “Velho Airão”. Ainda é possível fazer viagens ao velho airão e ver o que sobrou da cidade abandonada em plena selva amazônica.

Portanto, o Velho Airão trata-se de uma antiga vila que serviu na época de ouro da borracha de moradia para um “coronel de barranco” (negociante de borracha) e ponto de pouso para viajantes do Rio Negro, abandonada nos anos 60 e atualmente em ruínas.

O passeio para se chegar nesse local rico de encanto é um passeio longo, que dura pelo menos três horas a partir de Novo Airão, mas que efetivamente dura pouco tempo em sua essência. Em cerca de meia hora se pode visitar algumas poucas ruínas tomadas pela vegetação (e carrapatos), tirar algumas fotos pitorescas e visitar uma casa com algumas cerâmicas desenterradas pelo Sr. Nakayama, um senhor que mora no local e faz alguma manutenção.

"Casa comercial portuguesa em cerâmica portuguesa de Lisboa" Foto de viajante enviada por: amazonnanastour (out de 2016)
“Casa comercial portuguesa em cerâmica portuguesa de Lisboa”
Foto de viajante enviada por: amazonnanastour (out de 2016)

Infelizmente o local não está bem cuidado, nem sempre o simpático senhor está por lá para contar suas famosas histórias e não há qualquer outro atrativo no local.

Normalmente o turista opta pelo pacote vendido pelo receptivo local de turismo, que leva a uma trilha para ver uma Samaúma antiga no Parque do Jaú, este passeio a Velho Airão e alguma exploração no Parque de Anavilhanas Se você visitar o local na época de cheia (entre março e agosto) não poderá contar com as famosas praias do Rio Negro, quase todas alagadas, pagará em torno de R$1.000,00 (lancha ou 60% disso em voadeira) e o que de mais relevante verá será o belíssimo pôr-do-sol no Rio Negro, sendo que os demais atrativos não são algo realmente impressionante.

"Em visitas interna é recomendado o acompanhamento de um guia licenciado pelo o Ministério do tur" Foto de viajante enviada por: amazonnanastour (out de 2016)
“Em visitas interna é recomendado o acompanhamento de um guia licenciado pelo o Ministério do tur”
Foto de viajante enviada por: amazonnanastour (out de 2016)

Vale a pena? Vale, mas saiba o que esperar do passeio, consistente efetivamente de muito barco, observação de aves, lindíssimo pôr-do-sol e natureza preservada. Velho Airão não é a “estrela” da região. Vá com a expectativa correta e curta o passeio.

Paraíso escondido

Sobre o japonês do Velho Airão, ele é um ser ‘mítico’ que  trabalhou na antiga fazenda e hoje vive ali isolado, vivendo da floresta e mantendo as ruínas e um pequeno museu da borracha. Muito interessante.

Vale a pena caminhar entre as casas abandonadas e tomadas pela floresta de Velho Airão. Algo muito diferente de qualquer coisa que eu você já tenha visto. Parece cenário de filme.

 "Lugares de grutas e encantos naturais" Foto de viajante enviada por: amazonnanastour (out de 2016)

“Lugares de grutas e encantos naturais”
Foto de viajante enviada por: amazonnanastour (out de 2016)

O que dizem os viajantes

Muito importante conhecer onde tudo começou, a cidade de Novo Airão, as ruínas te mostram como viviam as pessoas naquela época e o porque da mudança da comunidade para outra cidade, muito interessante conhecer.

“Praia do sonho,bom para banhar-se e contemplar a natureza”
Foto de viajante enviada por: amazonnanastour (out de 2016)

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Turismo

Deixe uma resposta

Leia Também

Aleam antecipa pauta da próxima semana com oito Projetos de Lei e cinco vetos do governo

  A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai colocar em votação, na próxima sem…