Home Notícias Política Vereadora de Manaus, Thaysa Lippy, define diretrizes para a proteção dos direitos das pessoas com autismo

Vereadora de Manaus, Thaysa Lippy, define diretrizes para a proteção dos direitos das pessoas com autismo

1 minutos lido
69

Nesta sexta-feira, dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a vereadora Thaysa Lippy (PP) destaca o projeto de lei que dispõe sobre política pública municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares na cidade de Manaus.

O projeto de lei foi apresentado nessa quinta-feira, dia 1º de abril, e traz um compilado de direitos já assegurados pelos autistas em diversas outras legislações, no entanto, sua importância é clara, pois dá efetiva diretriz para que o município saiba cobrar e seus servidores públicos tenham conhecimento do que devem fazer. Contudo, é importante destacar que essa legislação vale apenas na cidade de Manaus.
“O projeto veio instituir as políticas norteadoras para a causa TEA, proporcionando diretrizes humanas mínimas para as posteriores legislações. É uma diretriz para todas as leis e programas correlatos. Ele elenca os principais direitos do autista instituídos em Manaus”, explicou a vereadora.

Autismo, segundo o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM), é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social e da comunicação verbal e não verbal, bem como comportamento restrito e repetitivo (estereotipado).
O autismo faz parte de um grupo de síndromes neuropsiquiátricas, formado por doenças que afetam o desenvolvimento cerebral. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) – por volta de 1% da população.

Entre as leis municipais destacam-se a carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista; a inserção de placas de atendimento prioritário; reconhece a pessoa com autismo como portadora de deficiência; cria e regulamenta a frente parlamentar em defesa dos autistas; disciplina a política de proteção à saúde bucal da pessoa com transtorno do espectro autista, entre outras.

Deputada Thaysa Lippi / Divulgação

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Política

Deixe uma resposta

Leia Também

CPI da Covid é oficializada no Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), começou a ler nesta terça-feira (13) o r…