Vereadora de Manaus, Thaysa Lippy, define diretrizes para a proteção dos direitos das pessoas com autismo - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Política

Vereadora de Manaus, Thaysa Lippy, define diretrizes para a proteção dos direitos das pessoas com autismo

Publicado

no

Nesta sexta-feira, dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a vereadora Thaysa Lippy (PP) destaca o projeto de lei que dispõe sobre política pública municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares na cidade de Manaus.

O projeto de lei foi apresentado nessa quinta-feira, dia 1º de abril, e traz um compilado de direitos já assegurados pelos autistas em diversas outras legislações, no entanto, sua importância é clara, pois dá efetiva diretriz para que o município saiba cobrar e seus servidores públicos tenham conhecimento do que devem fazer. Contudo, é importante destacar que essa legislação vale apenas na cidade de Manaus.
“O projeto veio instituir as políticas norteadoras para a causa TEA, proporcionando diretrizes humanas mínimas para as posteriores legislações. É uma diretriz para todas as leis e programas correlatos. Ele elenca os principais direitos do autista instituídos em Manaus”, explicou a vereadora.

LEIA TAMBÉM  Entenda o que é a PEC 241 e como ela pode afetar sua vida

Autismo, segundo o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM), é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social e da comunicação verbal e não verbal, bem como comportamento restrito e repetitivo (estereotipado).
O autismo faz parte de um grupo de síndromes neuropsiquiátricas, formado por doenças que afetam o desenvolvimento cerebral. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) – por volta de 1% da população.

LEIA TAMBÉM  PF investiga Prefeito Artur sobre pagamento de R$ 60 milhões as vésperas da eleição

Entre as leis municipais destacam-se a carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista; a inserção de placas de atendimento prioritário; reconhece a pessoa com autismo como portadora de deficiência; cria e regulamenta a frente parlamentar em defesa dos autistas; disciplina a política de proteção à saúde bucal da pessoa com transtorno do espectro autista, entre outras.

Deputada Thaysa Lippi / Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações