Você sabia que existe vulcão no Brasil ? Sim, existe, e o mais antigo do planeta está localizado na Amazônia

510

Pense num cenário sem vida e cheio de vulcões ativos. Pois é exatamente dessa forma que os cientistas acreditam que Amazônia era há cerca de 1,9 bilhão de anos.

Mas recentemente pesquisadores descobriram um fato surpreendente, um vulcão localizado entre os rios Tapajós e Jamanxin. E não pense que se trata de qualquer vulcão. Se trata do vulcão mais antigo do planeta!

Você sabia que existe vulcão no Brasil ? Sim, existe, e o mais antigo do planeta está localizado na Amazônia - Imagem: Divulgação
Você sabia que existe vulcão no Brasil ? Sim, existe, e o mais antigo do planeta está localizado na Amazônia – Imagem: Divulgação

Até agora, os cientistas ainda não sabem exatamente quantas estruturas existem na região localizada entre os rios Tapajós e Jamanxim, no Pará. Perto dali, na região do Xingu e também no Mato Grosso, foram encontradas outras estruturas, mas em períodos diferentes. As pesquisas são realizadas em parcerias com grupos de pesquisa brasileiros, como da UFPA (Universidade Federal do Pará) e da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), e universidades da Europa e dos Estados Unidos.

Além disso, o vulcão achado pode ter chegado a 400 metros de altura e e faz parte de uma área de rochas vulcânicas chamada de Uatumã, que se espalhava sobre Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima e seguia até Venezuela e Suriname.

Mas não é preciso se preocupar, segundo os cientistas o vulcão da Amazônia está inativo há muito tempo e, por enquanto, não existem indícios de que ele volte a representar algum risco.

Os cientistas investigam ainda a relação entre a intensa atividade vulcânica na região e a possível formação de metais preciosos. Já há indicações de que existam depósitos de ouro, cobre e molibdênio (não existem minas de molibdênio), que é essencial para a indústria do aço, no Brasil.

Comentários