WhatsApp será bloqueado em todo Brasil nesta terça-feira (19/7)

3

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu que o WhatsApp seja bloqueado, nesta terça-feira (19/7). em todo o Brasil. As empresas de telefonia foram notificadas após o Facebook se recusar a cumprir uma decisão judicial para fornecer informações para uma investigação policial.

A decisão foi feita pela juíza Daniela Barbosa Assunção de Souza, de fiscalização da Vara de Execuções Penais do Rio. Ela solicita que o Facebook, que é dono do WhatsApp, desvie mensagens antes da entrega para que a criptografia não se aplique.

A juíza ainda diz que se a decisão não puder ser cumprida, que o app não poderá mais operar no Brasil. A juíza afirma que nesse formato, o aplicativo ajuda uma minoria criminosa a manter sua comunicação longe dos olhos de autoridade.

As operadoras de telecomunicações foram notificadas perto das 11h30 da manhã (horário de Brasília). De acordo com a emissora, a multa estipulada pela juíza é de 50 mil reais por dia até o cumprimento da ordem.

Bloqueio em maio

A investigação que culminou no bloqueio do em maio deste ano foi iniciada após uma apreensão de drogas na cidade de Lagarto, a 75 km de Aracaju.

O juiz Marcel Montalvão pediu em novembro de 2015 que o Facebook informasse o nome dos usuários de uma conta no WhatsApp em que informações sobre drogas eram trocadas. As informações desse processo corriam em segredo de Justiça.

Segundo o delegado Aldo Amorim, membro da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal em Brasília, a investigação foi iniciada em 2015 e esbarrou na necessidade informações relacionadas às trocas de mensagens via WhatsApp, que foram solicitadas ao Facebook. A empresa não cumpriu a decisão.

No Brasil, WhatsApp será bloqueado por 72 horas por determinação da justiça
No Brasil, WhatsApp será bloqueado nesta terça 19/7

Fonte: G1

Comentários

comentários

Loading...