Home Notícias Política Wilson Lima anuncia novos investimentos na saúde

Wilson Lima anuncia novos investimentos na saúde

4 min - tempo de leitura
178

O governador Wilson Lima afirmou, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (02/01), na sede do Governo do Estado, na Compensa, que a Saúde será prioridade no seu segundo ano de mandato.

Wilson Lima anuncia novos investimentos na saúde – Imagem: Divulgação


Nós temos um quadro que foi agravado nos últimos três anos, resultado desse processo de descontinuidade da troca de governadores e também de denúncias que houve nesta área. Nós estamos fazendo um processo de restruturação em toda a rede, as primeiras ações desse ano de 2020 já devem ser anunciadas agora nesse mês de janeiro, que vai ser a contratação direta de trabalhadores das empresas terceirizadas, de técnicos de enfermagem e também enfermeiros”, adiantou.

O governador anunciou ainda a implantação de um sistema de controle para prontuários e dispensação de medicamentos, o que irá facilitar a gestão da saúde no Estado, bem como a realização de melhorias e ampliação na infraestrutura da rede.

Vamos construir um hospital no município de Manacapuru, vamos começar agora no final de janeiro e início de fevereiro uma obra para ampliação de mais 30 leitos na maternidade Balbina Mestrinho, vamos entregar o Hospital do Sangue com a capacidade seis vezes maior do que a unidade que nós temos hoje pra se tornar uma referência no Norte do Brasil”, acrescentou.

O titular da Secretaria de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, destacou que o orçamento da área em 2020 será nove vezes maior que o do ano passado, o que permitirá mais investimentos na rede, com atenção especial ao interior.

Existe um programa que é o programa de regionalização da saúde, onde também iremos aportar recursos na melhoria das nossas unidades dos principais polos do nosso interior como: Tabatinga, Tefé, Manacapuru, Itacoatiara e Parintins. Assim, ao longo desse ano a gente pensa em investir em dois desses principais polos. Além disso, vamos buscar ofertar serviços de qualidade de média e alta complexidade, descentralizados da capital, cobrindo assim uma população em torno de 3,5 milhões de pessoas do estado”, detalhou Tobias.

Avanços – Durante a apresentação do balanço do primeiro ano de governo, Wilson Lima destacou alguns avanços na área, como dos estoques da Central de Medicamentos, que saíram de 12,7% para mais de 60% e para 93% no caso de medicamentos de alto custo. Foram abertos mais 94 leitos de UTI, UCI e isolamento e mais 22 leitos obstétricos, além de realizadas melhorias estruturais na rede da capital. Três novos Centros de Testagem e Aconselhamento para IST/Aids foram inaugurados.

Houve aumento de 148% nos atendimentos do programa Melhor em Casa e o investimento no Tratamento Fora de Domicílio aumentou 10%. Governo reforçou remoções por UTI aérea, que cresceu 16%; entregou digitalizadores de imagens para 53 municípios, equipamentos de suporte avançado e 37 veículos para o interior, além de iniciar a regionalização da saúde em Parintins e Tabatinga.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Política

Deixe uma resposta

Leia Também

Mãe Emília morre por Covid-19 em Manaus

Na manhã desta sexta-feira (25/09) morreu, aos 75 anos de idade, Maria Emília Souza Borges…